sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que fazer para diminuir o incômodo do torcicolo


Correntes de ar ou movimentos para trás, especialmente a combinação de movimentos de inclinação e rotação, podem desencadear uma contração da musculatura profunda — levando ao torcicolo. Por apresentar sintomas parecidos com os da hérnia de disco, é importante consultar um médico caso os sintomas permaneçam depois de alguns dias.

Veja o que é possível fazer para amenizar o incômodo do torcicolo:

1 - Uma massagem nas costas com rolo quente é sempre indicada. Assim que o pano esfriar, retire-o e continua a massagem.

2 – Calor úmido é especialmente benéfico. Para uma compressa, misture 10 gotas de óleo de lavanda, 8 gotas de óleo de camomila e 8 gostas de óleo de cedro, além de 4 gotas de óleo de zimbro e 4 de esclareia com 200 g de creme de leite. Espalhe 2 clheres (sopa) da misture sobre um pano embebido em água quente e torcido e aplique na área atingida. Cubra com um pano seco e um cobertor de lã. Repita a aplicação várias vezes ao dia.

3 – A aplicação tópica de substâncias que ativam a circulação, como a capsaicina, deixam a musculatura aquecida por bastante tempo e são bem eficazes.

4 – Uma compressa de verbena alivia a dor do torcicolo e também de dores nas costas. Misture 1 punhado de folhas de verbena com 1 clara, 1 colher (sopa) de farinha de trigo e 2 colheres (sopa) de água morna. Dobre um pano de algodão várias vezes até ficar do tamanho da área dolorida. Espalhe a mistura no pano, coloque sobre a tampa de uma panela virada ao contrário e aqueça sob o vapor. Coloque uma almofadinha de sementes aquecida sobre um colchonete de ginástica, abra sobre ele o pano (com a massa voltada para cima) e deite-se de costas. Cubra-se com uma manta de lã e permaneça o maior tempo possível.


Fontes: Livro O melhor da Sabedoria Popular – Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails