quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Massagem terapêutica energizante


Sem esquecer nem um centímetro de seu corpo, a massagem terapêutica energizante promete deixar-lhe mais leve por dentro e ainda mais bonito por fora em 15 passos. Confira!

1 – Para iniciar a sessão, deite-se de costas e respire longa e profundamente, três vezes seguidas, concentrando-se no diafragma. Isso ajuda o paciente a desenvolver sua consciência corporal, relaxando o corpo membro a membro. O segredo é entregar-se ao momento.

2 – A massagem começa pelos pés, com deslizamentos superficiais em toda a planta. Nos dedos, é feito um movimento de rotação, que ajuda a relaxar as articulações. Depois, é feito um deslizamento profundo, que sobe pelo meio dos pés e desce pelas laterais. Também é possível fazer pressão na planta dos pés e fricção entre os dedos.

3 – Trabalhando dos membros inferiores aos superiores, a massagem passa para as pernas, com os deslizamentos. Para ativar a circulação e melhorar a energia da fibra muscular, também são feitos amassamentos (manobras pontuais com maior pressão), que tiram a tensão e fazem a musculatura voltar à sua posição natural.

4 – Nos joelhos, movimentos circulares, de dentro para fora. Nas coxas, além dos deslizamentos, são feitas as chamadas “percussões” – leves batidas com as laterais das mãos –, que ativam o tônus muscular.

5 – No abdômen são feitos movimentos circulares e crescentes ao redor do umbigo – no sentido horário, esse deslizamento estimula o funcionamento do intestino e da bexiga. Também pode ser feito um tipo de deslizamento que parte dos quadris, sobe pelas laterais do tronco e vai até as costelas, descendo pelo abdômen até o umbigo.

6 – Na região peitoral: movimentos circulares, de dentro para fora.

7 – Nos dedos das mãos, movimentos de rotação. No dorso e nas palmas, manobras suaves e circulares. Dos punhos às pontas dos dedos, leves movimentos de pressão.

8 – Braço e antebraço podem receber deslizamentos, amassamentos e movimentos circulares alternados, feitos com o polegar.

9 – Vire de bruços. O massagista fará movimentos com maior pressão nos calcanhares e ao redor dos maléolos. Depois, suaves soquinhos nos calcanhares.

10 – Por acumular muitas tensões, a panturrilha deve receber atenção especial. Além de técnicas já mencionadas, como amassamento e percussão, também fazemos nessa região um deslizamento em linha reta, que vai do tornozelo até os joelhos. É ultra-relaxante.

11 – Na parte posterior da coxa: deslizamentos alternados e circulares, contornando a região dos glúteos.

12 – Na lombar, a massagem é mais vigorosa e parte do cóccix até as laterais do tronco. O movimento por ser ampliado, partindo do mesmo lugar, mas subindo pela coluna até a região dos ombros e descendo pelas laterais.

13 – Ao redor das escápulas: movimentos de fricção com a ponta dos dedos. Nas costas inteiras, pode-se fazer o amassamento, e depois, descendo até os pés, a percussão.

14 – Movimentos circulares com maior pressão são feitos na área do trapézio (nuca, cervical e laterais do pescoço). Também fazemos pinçamentos (apertões com as pontas dos dedos), desde a nuca até os ombros.

15 – Para finalizar, são feitos movimentos no formato da letra “C”. Utilizando as duas mãos ao mesmo tempo, o massagista inicia a manobra partindo da região central da coluna, sendo que uma mão vai em direção do quadril, e a outra, do ombro. Antes de terminar, colocar as duas mãos espalmadas sobre as costas do paciente, pedir que ele respire profundamente e mentalize boas vibrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails