sábado, 19 de fevereiro de 2011

O toque essencial - Exposição


O afeto é o tema da exposição "O toque essencial" da artista plástica Salma Carvalho. Terapeuta comportamental há mais de 20 anos, ela atuou como arte-terapeuta em clínicas de reabilitação entre 2003 e 2006, experiência que a estimulou a buscar aprimoramento como artista. Em 20 telas que se assemelham à fotografias, Salma explora a dramaticidade de carícias delicadas à procura de um contato humano que parece ter se perdido na atualidade. A mostra acontece no Espaço Chatô, de 15 de fevereiro a 11 de março

Com jogos de luz e sombra e focando apenas nas cores amarelo, azul e sépia, Salma se inspira em cenas e montagens fotográficas para criar quadros que retratam a delicadeza do toque. As obras são pintadas com a técnica do impressionismo fragmentado, em que minúsculos pontos são usados para formar uma imagem realista. O interesse nesse tema surgiu após anos de experiência em consultórios, onde convivia com a angústia das pessoas que se sentiam solitárias e abandonadas mesmo dentro de um relacionamento amoroso.

O toque, na maioria das vezes, envolve carinho.

Com o tempo, sentiu vontade de buscar um conhecimento mais técnico da pintura e acabou por abandonar o consultório. A arte tornou-se o principal foco. “Sempre percebi esse potencial criativo dela e, mais importante, o quanto fica feliz quando o realiza”, diz Augusto César, marido e marchand.


O toque essencial
Exposição da artista plástica Salma Carvalho. Espaço Chatô (SIG. Quadra 2. Lote 340, Brasília,DF), de 15 de fevereiro a 11 de março. das 10 às 18h, de 2ª a 6ª feira.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails