quinta-feira, 24 de março de 2011

Massagens e massoterapia


A massagem, em geral, constitui-se de uma ampla variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, sobretudo com as mãos, buscando o relaxamento muscular, alívio para dores e até mesmo conforto emocional, proporcionando, também, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o paciente.

Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral. A massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. È o diagnóstico que vai direcionar o trabalho do massoterapeuta.

Já na massagem comum, o massagista segue uma seqüência pré-determinada de toques, praticamente igual para todos os clientes, embora possa variar um pouco, conforme cada caso.

A massoterapia abrange, principalmente, o shiatsu, o do-in, o tuiná, a reflexologia a ayurvédica e a tailandesa (todas de inspiração oriental) e a drenagem linfática pós-operatória. Entre as massagens comuns destacam-se a relaxante (inclusive a sueca), a estética, a drenagem linfática.

O shiatsu, o do-in e o tuiná têm, como pressuposto, o conhecimento dos meridianos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa, sobre os quais são aplicados, principalmente, os toques do terapeuta, seja por pressão dos dedos, dos punhos, dos cotovelos, dos pés, etc.

A reflexologia trabalha basicamente, com a projeção energética dos órgãos e vísceras do corpo nas solas dos pés e nas palmas das mãos. Na massagem tailandesa, o terapeuta usa os pés para estimular a musculatura e pontos determinados do corpo do paciente.

A massagem ayurvédica abrange uma série de diferentes técnicas de massagens preconizadas pela milenar medicina ayurvédica, com uso de diversos tipos de óleo, conforme cada caso e, sobretudo, dependendo da tipologia do paciente (Vata, Pitta ou Kapha e suas combinações).

A drenagem linfática pós-operatória promove a circulação linfática, sobretudo em áreas do corpo próximas daquelas que tenham sofrido intervenção cirúrgica, para acelerar a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam nos tecidos do corpo e a estimular a nutrição dos tecidos em recuperação.

A massagem relaxante, inclusive a sueca, visam proporcionar relaxamento ao paciente através de toques e estimulação dos músculos e ossos do corpo, seguindo a direção do fluxo do sangue para o coração, estimulando a circulação sanguínea e linfática e eliminando rigidez muscular e eventuais excessos de ácido lático nos tecidos do corpo.

A massagem estética aprofunda os toques e a estimulação das áreas do corpo onde haja maior concentração de tecido gorduroso, sobretudo em casos de obesidade, sem prejuízo do seu efeito relaxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails