sábado, 30 de abril de 2011

Ashiatsu



Ashiatsu se refere a uma terapia de pressão com os pés. Os sites que propagam a técnica defendem que o Ashiatsu leva a um profundo relaxamento. Nos atendimentos, os terapeutas sobem em seus clientes, mas se apóiam com sistemas de traves ou cordas instaladas no teto. O sistema é o mesmo usado largamente em sessões de massagem na Índia, mas principalmente na Tailândia e países circunvizinhos da China (Vietnã, Laos, etc.) e muito mais como um serviço "exótico" aos turístas do que como prática de saúde cotidiana.

Na massagem ashiatsu você usa seus pés descalços em uma combinação de massagem sueca, miofascial, e manipulações de compressão para manipular os meridianos do corpo (caminhos da energia positiva ou negativa que estão associados a várias partes do corpo). Ashiatsu requer equilíbrio e boa coordenação . Discriminados, a palavra "ashi" significa pé e "atsu"meio de pressão. No entanto, várias formas de ashiatsu também utilizam os joelhos, cotovelos, mãos e dedos.

Shizuko Yamamoto, considerada a “mãe” do chamado “Shiatsu Macrobiótico”, e ainda autora de um dos clássicos do Shiatsu publicados em português (“Shiatsu dos Pés Descalços, pela editora Ground), foi de grande influência na corrente de terapeutas que passou a preferir os pés como ferramenta fundamental de trabalho.

Enquanto isso, Ruthie Piper Hardee, uma terapeuta do Sul dos EUA, foi criada recebendo todo o tipo de tratamentos tradicionais na África, Filipinas, Índia e em outros lugares do mundo (seus pais eram voluntários de ONGs a prestar serviço em lugares ermos), criou em um lampejo auspicioso as bases da técnica que se intitula Ashiatsu Oriental Therapy Bar (AOTB). A história é no mínimo curiosa.

Tendo sido contratada para fazer massagem em um set de filmagem, ela se viu no fim do dia com os braços e mãos muito cansados, quando então lhe chega um membro da equipe do filme de 120 quilos lhe pedindo muito que o atenda, pois estava com muito desconforto e tensão nas costas. Ela não conseguiu lhe negar, mas logo percebeu que não tinha a força necessária para uma massagem profunda, capaz de mexer com a avantajada estrutura. Foi quando sua mente resgatou as imagens das antigas massagens com os pés recebidas por ela em seus tempos de criança, e ela passou a fazer manobras longas e fluídas, unindo suas memórias à suas habilidades e conhecimentos de terapeuta corporal.

A técnica de Ruthie contém originalidade e oferece aos ocidentais um treinamento sistemático; contudo, o foco é o relaxamento muscular, não o tratamento do todo ou mesmo de outros aspectos. A terapeuta afirma que a AOTB é a “Massagem Profunda mais Luxuriante do Planeta”.

Ashiatsu envolve o equilíbrio de uma pessoa qui. isto é feito através de alongamento, o realinhamento dos meridianos e técnicas de alinhamento estrutural. Em contrapartida, isso vai melhorar o conhecimento físico, mental, emocional e espiritual de uma pessoa. Não só os pacientes sentem os efeitos imediatos em seus ossos e músculos, mas também vai se sentir como se seus órgãos internos foram rejuvenescidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails