segunda-feira, 23 de maio de 2011

Massagem e os benefícios terapêuticos


Os benefícios do toque são reconhecidos por todos nós instintivamente, mas na realidade a magnitude do que se alcança por meio deles ainda é um mistério pouco resolvido.

Muito usada desde a Antigüidade, a Massagem foi reprimida na idade média pela igreja católica, que a julgava pecaminosa.

A técnica consiste na manipulação dos tecidos moles com procedimentos específicos que promovem benefícios terapêuticos. Os problemas podem ser detectados em tendões, músculos e ligamentos.

Mas a massagem não se limita aos nossos distúrbios físicos, aliviando também tensões de ordem mental e emocional.

Indicação
A Massagem trás benefícios psicológicos e físicos. Veja este exemplo:

Fez-se uma experiência com pacientes submetidos a determinada cirurgia. Na véspera, como parte dos preparativos, todos receberam as informações do anestesista, necessárias para a operação. Parte do grupo, quando recebia essas informações, foi tocada nas mãos e tratada de forma calorosa e amigável.

Os pacientes que formavam este grupo pediram menor quantidade de analgésicos no pós-operatório e tiveram alta, em média, três dias antes que os pacientes do outro grupo.

Quem tem a oportunidade de experimentar a Massagem sente, em geral, maior relaxamento e tranqüilidade. O organismo pode funcionar mais harmoniosamente, com alívio de tensões emocionais e musculares.

A massagem alcança resultados sob dois aspectos: mecânico e reflexo.

Mecânico
- são os resultados físicos obtidos com a pressão. Pode ser relaxamento ou estímulo. Músculos tensos dificultam a circulação. Seu relaxamento, facilitando a circulação, termina por melhorar o transporte de oxigênio, nutrientes e toxinas a serem excretadas.

- A massagem também regula a pressão arterial.

Reflexo
- é a reação em uma parte do corpo à massagem feita em outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails