segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vantagens e potencial das massagens



Com toda a evolução da medicina ocidental, a cada dia que passa a ciência descobre as vantagens e o potencial das chamadas terapias alternativas, ou complementares. Entre as terapias complementares com mais resultados positivos estão a massoterapia (massagem terapêutica), a drenagem linfática e a acupuntura.

A massoterapia utiliza diversos tipos de massagens para atingir a melhora dos problemas do paciente. Pode ser útil contra os estados de estresse, como complemento da pratica esportiva, auxiliando em tratamentos estéticos e beneficiando de maneira geral o funcionamento do organismo. Ao melhorar esse funcionamento orgânico e provocar um estado de relaxamento, a massagem terapêutica contribui para a recuperação da saúde e da vitalidade do paciente.

A massoterapia é uma forma antiga de cura e restauração da saúde, tendo origem em diversas civilizações antigas. Ao aplicar força ou vibração sobre tecidos do corpo, a massagem terapêutica promove a estimulação da circulação de sangue e linfa e a oxigenação dos tecidos. Existem diversos tipos de massagem terapêuticas, tanto ocidentais quanto orientais. A escolha da massagem vai depender do tipo de problema a ser sanado e outras características do paciente. Também é importante lembrar que nem todo tipo de massagem esta disponível em todos os lugares. Os profissionais que executam esse tipo de serviço passam por cursos de massoterapia e especializações nos diversos tipos de massagem.


Um tipo especifico de massagem tem-se provado muito benéfica, tanto para a manutenção da saúde em geral quanto para a recuperação de pacientes pos cirurgias ou traumas. É a chamada drenagem linfática, em que toques e movimentos específicos são utilizados de modo a estimularem o sistema linfático. Por esse sistema circula a linfa, liquido que recolhe as toxinas e detritos acumulados em nossas células. Ao fazer com que o sistema funcione de maneira mais eficiente, a drenagem linfática promove uma melhora geral nos tecidos do corpo humano, estimulando a cicatrização, a diminuição de edemas (inchaço) e a recuperação mais rápida da saúde e do bem estar do paciente.

Uma outra terapia complementar com resultados documentados é a acupuntura. Muito utilizada para controlar a dor, a acupuntura também pode ser útil para auxiliar no tratamento de varias doenças e condições. Parte de medicina tradicional chinesa, a acupuntura utiliza agulhas inseridas em pontos chave do corpo. Esses pontos estão dispostos sobre os meridianos, linhas imaginarias que percorreriam o corpo humano e por onde circula a energia que garante a saúde do ser. Ao inserir as agulhas de modo especifico e em pontos escolhidos ao longo desses meridianos, o acupunturista estaria apto a liberar energia bloqueada ou sedar pontos de energia excessiva, ajustando o fluxo energético e propiciando a cura ou a melhora do estado do paciente. A acupuntura é uma pratica aprovada pela Organização Mundial de Saúde e os profissionais autorizados a exercê-la são terapeutas que se especializaram no método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails