quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aprenda a deixar sua sala de TV e jantar aconchegantes e equilibradas


Aposte em elementos da natureza, como plantas, flores e cristais

É uma pena que casas maravilhosas e bem decoradas, muitas vezes, serem solitárias. Elas acabam sendo o reflexo dos donos, ou melhor, da vida dos donos, que nunca têm tempo para ver os amigos ou acabam encontrando-os no meio do caminho - em bares , restaurantes, boates, lugares os quais mal dá pra conversar.

Descanso, relaxamento e contemplação são essenciais para a saúde de qualquer pessoa. Por isso, a sala de TV, a sala de jantar e o living devem ser muito bem elaborados, para que você, sua família e seus amigos possam desfrutar.

Ambientes que pedem equilíbrio

Defina esses espaços assim: "O lugar que eu quero estar, que me dá prazer". Simples! Em geral, esses cômodos devem ser bastante harmônicos, equilibrados e envolventes, e neles com certeza você encontrará os elementos da natureza: água, terra, fogo, metal, madeira e ar.

Se você sentir que precisa renovar esses espaços dentro da sua casa, lembre-se que quanto mais você estiver conectado com a Natureza, melhor você vai se sentir. As plantas, os aromas, as música suaves, as fibras naturais, as velas etc. No inverno, as lareiras, fontes artificiais, cores suaves, mas com a presença de todas as cores, porque ambientes monocromáticos passam a sensação de serem áridos, impessoais e engessados.

O equilíbrio, ou como diria o Dalai Lama, o "Dourado Caminho do Meio", é sempre o melhor caminho. Se você sentir que precisa renovar esses espaços dentro da sua casa, lembre-se que quanto mais você estiver conectado com a Natureza, melhor você vai se sentir.

Tem uma palavra que eu gosto muito de usar: "repaginar", ou seja, utilizar o que você tem, dando uma carinha nova, mais clean, mais moderna, mais leve, mais natural, mais aconchegante, de forma que você acabe estimulando todos os sentidos quase imperceptivelmente, diria até subliminar.

Dicas para uma sala aconchegante

Quando procurar um imóvel, observe sempre se algum desses espaços tem uma boa vista exterior, uma montanha, um jardim, um parque, ou se a noite tem a visão das luzes da cidade, que é muito agradável. Depois de uma hora de contemplação desses cenários, você se sentirá muito mais calmo, centrado e relaxado.

Nas salas de jantar, tenho aconselhado o uso de mesas redondas ou quadradas. Elas estimulam a participação de todos na conversa, sem privilegiar ninguém - naquele momento, todos são iguais. Um hábito que gostaria muito de praticar na família é o de fazer uma prece antes das refeições. Tenho convicção que, ao fazer uma benção, o alimento absorve toda essa vibração.

Na sala de TV, penso que ela pode ser a sala de leitura, sala de jogos e sala de cinema, com direito a pipoca e tudo mais. Mantenha uma distância mínima de 1m30 dos equipamentos eletrônicos. Em geral, é comum mantermos um móvel na sala repleto de aparelhos e controles, mas eles têm uma carga eletro-magnética altíssima. Tente poupar as crianças deste estresse.

O living é considerado o lugar dos convidados? Que bobagem! Pensando isso, a gente deixa de aproveitar um dos lugares mais bonitos da casa. É lá que eu gosto de sentar, de observar a beleza dos objetos, dos vasos cheios de folhagens, de olhar o meu cachorro dormindo. Lá me sinto completamente em paz, tranquila. Procuro manter um aroma suave, ligo música o tempo todo e em todos os lugares.

Cuidado com os carpetes, prefiram sempre os de fibras naturais, já que as fibras sintéticas criam eletricidade estática e acabam trazendo irritação às pessoas da casa. Também deve-se tomar cuidado com a TV: o som de fundo de uma TV ligada drena totalmente a energia de quem não estiver assistindo.

Mais uma vez, indico flores em todos os cantos e em todos os espaços. Elas embelezam, purificam, alegram os anjos e a todos nós. Lembre-se também de frutas e abuse dos cristais. Outra dica é manter um pote com bombons, biscoitinhos etc. no living, desde que todos tenham um certo controle na hora de beliscá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails