terça-feira, 23 de agosto de 2011

Curso Técnico em Massoterapia - Senac/SP



Técnico em Massoterapia
Este é um curso profissionalizante. O aluno aprende diversas técnicas de massagens terapêuticas ocidentais e orientais, com a finalidade de promover a saúde e o bem-estar das pessoas. O estudante também é capacitado para empreender seu próprio negócio e atuar como colaborador em diferentes setores das áreas de saúde e bem–estar.
(Carga horária mínima: 1.200)

Mercado de Trabalho
O Técnico em Massoterapia atua em diferentes tipos de estabelecimentos públicos ou privados, clínicas de massoterapia, de estética, naturalistas, fisiátricas e fisioterápicas, em hospitais e clínicas médicas, no apoio ao tratamento em centros de reabilitação física, casas de repouso, centros de convivência para idosos, instituições de reabilitação para pessoas portadoras de deficiências, em clubes desportivos, saunas, spas, institutos de beleza, academias esportivas e de ginástica, em centros de fitness, em programas de qualidade de vida oferecidos pelas empresas a seus trabalhadores e em programas sociais voltados à promoção da saúde coletiva. Atua também em espaço próprio ou atendimento domiciliar.

Pré-requisitos
Ter, no mínimo, 18 anos e cursar, pelo menos, a 3ª série do Ensino Médio.

Método
Estudos de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, atividades comunitárias, trabalho de campo, simulações de contextos, atividades em laboratório e atendimento ao público.
Clique aqui para conhecer o plano de curso.

Programa
Módulo 1 – Ambientação Profissional (56 horas)
• Integra o aluno no campo da massoterapia, mediante contato com profissionais da área, ambientes nos quais atuam e vivências que permitam contextualizar o trabalho na área da saúde numa visão holística e no segmento, de modo que possa articular suas expectativas sobre a profissão com as possibilidades que ela oferece, visando ao seu desenvolvimento profissional.

Módulo 2 – Fundamentos de Saúde em Massoterapia (160 horas)
• Proporciona subsídios para um espaço vivencial de trabalho com o corpo, a partir do uso de conceitos básicos de anatomofisiologia, procedimentos de biossegurança, hábitos nutricionais e noções de primeiro socorros.

Módulo 3 – Avaliação Massoterapêutica (152 horas)
• Permite ao aluno mobilizar e articular conhecimentos de anatomofisiopatologia do sistema músculo-esquelético necessários para a elaboração e aplicação da ficha de avaliação massoterapêutica identificando as possíveis indicações e contra-indicações das técnicas profissionais.

Módulo 4 – Massagens Ocidentais (302 horas)
• São desenvolvidas competências que mobilizam e articulam conhecimentos e habilidades necessários para a aplicação de massagens ocidentais, bem como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento.

Módulo 5 – Massagens Orientais (290 horas)
• São desenvolvidas competências que mobilizam e articulam conhecimentos e habilidades necessários para a aplicação de massagens orientais, bem como valores e atitudes voltados à qualidade no atendimento.

Módulo 6 – Promoção da Saúde (60 horas)
• Prevê o desenvolvimento do aluno como promotor de saúde, atuando na capacitação e melhoria de qualidade de vida e saúde de uma comunidade/população através da vivência atendimentos, palestras e/ou orientações com foco no autocuidado e nos benefícios da massagem para prevenção e manutenção da saúde.

Módulo 7 – Acompanhamento Massoterapêutico (100 horas)
• Os alunos elaboram planos terapêuticos selecionando as técnicas adequadas de massoterapia (orientais e ocidentais), podendo associar terapias integrativas de acordo com a necessidade do cliente, acompanhando os casos, incluindo a avaliação do cliente e análise dos resultados obtidos. Nos atendimentos, os alunos devem aplicar com autonomia as boas práticas de atendimento ao cliente, normas de biossegurança e ergonomia. Dos atendimentos realizados neste módulo, um será utilizado como estudo de caso de acompanhamento massoterapêutico.

Módulo 8 – Gestão Empreendedora (80 horas)
• O aluno desenvolve um plano de negócios constituindo elementos que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho como profissional técnico em massoterapia.

Certificação
Ao concluir todos os módulos que compõem o curso e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Massoterapia - Área Profissional de Saúde, com validade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails