segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Massagem Havaiana, Vantagens para o Corpo


A massagem havaiana proporciona a sensação de alto mar, como se quem a recebesse estivesse sobre as ondas preguiçosas e calmantes do Havaí. O ambiente criado para receber os pacientes é de extrema harmonia. Na sala, o paciente fica deitado ouvindo a música típica havaiana com as suas guitarras e em temperatura ambiente de acordo com o seu gosto.

A massagem havaiana também é conhecida como Lomilomi. A palavra “lomi”, em havaiano, significa esfregar, massagear, amassar. Portanto, para fazer essa massagem, o terapeuta utiliza o antebraço e a base do punho para fazer movimentos ondulares sobre o corpo do paciente, como se estivesse dançando sobre ele.

Essa técnica surgiu há mais de 2.000 anos, quando era usada na Polinésia e no Havaí como um rito de passagem da adolescência para a vida adulta. A massagem era realizada pelos “kahunas”, espécie de pajés, das tribos ou aldeias e a técnica era passada para os membros de todas as famílias para ser passada de geração em geração.

Essa massagem traz muitas vantagens para o corpo, pois ela atua nos sistemas linfático, respiratório, imunológico, circulatório e digestivo através de estímulos feitos para devolver o equilíbrio e a força ao organismo. Assim, o retorno venoso e a liberação de toxinas são feitos, fazendo com que o corpo volte à sua vitalidade livre de anticorpos.

Além dos benefícios para o organismo como um todo, a massagem havaiana também traz vantagens para a mente, pois ela ajusta o sistema nervoso central e a consciência. Espiritualmente, o corpo, a alma e a mente entram em perfeita harmonia, principalmente por causa do relaxamente profundo proporcionado aos músculos, que é feito pela manipulação dos tecidos e do sistema músculo-esquelético. Desse modo, os bloqueios são liberados e a energia é gerada, o que traz muito bom-humor, otimismo, felicidade e paz.

No Havaí, as pessoas tradicionalmente usavam o sal marinho, as plantas medicinais e as ervas para fazerem os seus tratamentos com o Lomilomi. Além disso, eram usadas pedras quentes e “Lomi Sticks”, pequenos bastões para massagear.

Alguns estudiosos chegaram à conclusão de que a massagem havaiana tenha derivado da massagem europeia ou clássica, pois baseia-se no amassamento e no deslizamento dos tecidos frouxos como o periósteo, a fáscia, a pele, os músculos entre outros.

Para que a massagem havaiana faça o efeito esperado, é preciso procurar uma clínica de estética que ofereça locais apropriados para o oferecimento da mesma. Ou seja, deve ser um local limpo, harmonioso, silencioso e refrescante. Caso contrário, será difícil usufruir de todos os benefícios que essa técnica possa trazer ao ser corpo e à sua mente.

Como pôde ser notado, a massagem havaiana traz inúmeras vantagens para o corpo. Por isso, não deixe de experimentar essa técnica relaxante, curativa e renovadora para te deixar mais saudável, vívida e radiante. Como ela é uma técnica milenar, os conhecimentos incutidos nela não devem ser questionados, pois os benefícios já são comprovados por quem a fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails