sábado, 6 de agosto de 2011

Massoterapia – O desvendar de seu corpo !



Quando devemos procurar um massoterapeuta?

A massoterapia sempre é recomendável para quem busca uma harmonia corporal e emocional.

Manter nosso corpo em equilíbrio é mais do que uma necessidade, pois se não estamos em harmonia ficamos praticamente impossibilitados de dar o melhor de nossa capacidade.

Quem consegue ir trabalhar bem, se em casa as coisas não andam tão harmônicas? E o inverso também ocorre.

Massoterapia é muito mais que só massagem !

O tratamento desenvolvido pelo massoterapeuta é o de fazer a pessoa enxergar o problema que a incomoda no momento, e muitas vezes ele é diagnosticado pela patologia apresentada pelo corpo.

Vejam bem, somos capazes de esconder nossas emoções da nossa visão, porém não do nosso corpo físico. O massoterapeuta tem o conhecimento para interpretar o que seu corpo tenta te dizer.

Um bom exemplo pode ser ilustrado pela insegurança: uma pessoa pode se sentir menos que as outras no ambiente que se encontra, e dessa forma criar uma postura mais defensiva, fechando seus ombros e peitoral.
Esta postura irá afetar a região cervical e torácica, causando dores nas costas.

O massoterapeuta não só irá fazer o trabalho físico de reduzir a tensão no local da dor, mas também o de conscientizar o cliente de que ele provavelmente se reprime, manifestando uma postura fechada tanto fisica quanto mentalmente.

A partir daí podemos tratar o problema do cliente pela sua origem, e não apenas fazer massagens para aliviar dores.
Essa é uma das principais diferenças da massoterapia para a massagem convencional ou estética.
É a diferença da conscientização do cliente com o que gera seus problemas na vida, e dessa forma gerando desarmonia e desconforto físico.

O papel do massoterapeuta é analisar o cliente para achar a raiz do problema, é trazer à tona a conscientização perante o que lhe traz desarmonia.

Para isso, o massoterapeuta estuda técnicas orientais que tem base na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que tem em seu repertório a acupuntura e o shiatsu, que na china são técnicas encontradas em hospitais, e na filosofia indiana que tem como base a interpretação dos Chakras, que são centros de energia localizados em diferentes regiões do corpo.

Quando a massoterapia faz a diferença?

Mais do que aliviar a dor, a massoterapia te propõe a conhecer a origem de seu desequilíbrio.

Ela faz a diferença quando o cliente de fato resolve utilizar não só o benefício físico que lhe é proporcionado, mas também unindo a isto uma maior compreensão de sua atitude frente à vida.

Com a vida que muitas pessoas levam atualmente, de sempre estarem com pressa e com pouco tempo para si, esquecem de seu corpo e acabam não separando um tempo do seu dia para cuidar da alimentação e dos exercícios físicos.
A conseqüência disso é a doença

Como o principal objetivo da massoterapia é a harmonização do ser como um todo, ela sempre vai somar com outras atividades benéficas para o corpo, e assim nunca impedindo ou restringindo atividades que também proporcionam prazer para o cliente.

Outro diferencial da massoterapia é que ela é bem abrangente em relação às faixas etárias.
Existem tratamentos com bebês, crianças, adultos e idosos, dessa forma podendo promover a saúde a todos que procuram esse tipo de tratamentro.

E como a variedade de técnicas a serem utilizadas é bem vasta, as pessoas podem escolher o profissional que utiliza melhor das técnicas que são mais agradáveis e prazerosas para si, e dessa forma adquirir mais confiança e entrega com o massoterapeuta para que ele possa realizar seu trabalho de uma forma mais leve e agradável.

Como encontrar esse tipo de serviço?

Os profissionais que realizam esse trabalho são conhecidos em sua grande maioria como ‘Massoterapeutas’, mas também podemos encontrar outros nomes para esses profissionais como ‘Terapeuta Corporal’, ‘Massoterapeuta Holístico’, ‘Massoterapeuta Naturopata’.

Diferente da massagem convencional, o massoterapeuta sempre fará um diagnóstico para ter um acompanhamento da melhora que ocorre durante os atendimentos, tendo a intenção de mostrar ao cliente a sua melhora caso ele não tenha percebido.

Escrito por Renê Frauches

Um comentário:

  1. Olá,

    Acompanho seu blog - e adoro! Um dos meus comentários até foi postado (sobre o curso de massoterapia do Senac).

    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Fiz um cirurgia p/retirada da vesícula no mês passado e neste mês uma nova turma do curso de massoterapia terá início...

    O médico disse q só poderei fazer força após um mês de operada (ok, entendo q massagem é muito mais técnica do q força - rs).

    Qual é o prazo ideal p/receber/aplicar massagem após uma cirurgia? Fiz um curso livre no Senac no início deste ano e 80% do curso é de aulas práticas, ou seja, tenho receio de não poder aproveitar o curso e prejudicar quem fizer dupla comigo...

    Amanda

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails