quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Massoterapia resgata a saúde e a vitalidade do organismo



Uma das mais antigas técnicas manuais ajuda a viver com qualidade

Quando sentimos dor ou algum desconforto físico, logo pensamos: massagem! Instintivamente, tocamos ou esfregamos com os dedos e mãos aquela parte dolorida para sentir alívio. Massagear o corpo é uma das mais antigas técnicas para aliviar dores e tensões que, com o tempo, foi se aperfeiçoando por meio de estudos e pesquisas sobre os músculos e o esqueleto humano.

Em pleno século XXI, a massagem tem se tornado cada vez mais popular graças às terapias relacionadas ao corpo e ao autoconhecimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Manual, a massagem é definida como “uma manipulação dos tecidos moles do corpo por meio de técnicas especificas que tem como objetivo promover e restaurar a saúde”.

Assim, a Massoterapia, a mais antiga arte de tratamento através das mãos, detecta e trata problemas nos músculos, ligamentos e tendões, sem lançar mão de métodos invasivos. A palavra já traduz a finalidade: Masso, derivado do latim “massa”, e significa “amassar”; e Therapia, de origem grega, e quer dizer “tratar”, “cuidar”.

Resgatar o corpo para saúde e a vitalidade são os principais objetivos do massoterapeuta para com o paciente. Entre os principais benefícios, enumeramos alguns:

- Diminuição do estresse;
- Alívio das tensões e da rigidez;
- Auxilia numa recuperação mais rápida de contraturas e lesões;
- Aumenta a flexibilidade;
- Melhora da circulação do sangue;
- Normalização da pressão arterial;
- Alivia dores de cabeça;
- Melhora o estado e a nutrição da pele; entre outros.

Após passar por uma avaliação, o massoterapeuta utilizará, portanto, técnicas manuais, naturais e do movimento para corrigir problemas de ordem postural, mecânico, funcional e/ou bioenergético. Hoje, é possível encontrar a massoterapia em centros de reabilitação, clínicas, consultórios, clubes e até em empresas e hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails