segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Yoga Massagem Ayurvédica (YMA),



Terapia alternativa une yoga e massagem ayurvédica no tratamento de doenças do corpo e da mente

Foi em busca de uma solução para dores nas costas que a jornalista Alda Martinelli teve seu primeiro contato com a Yoga Massagem Ayurvédica (YMA), técnica criada pela indiana Kusum Modak. Os resultados a impressionaram tanto que ela passou de paciente a terapeuta e deixou de lado 30 anos de profissão para fazer da YMA sua atividade principal. Suas impressões e conhecimentos agora são divulgados em um livro, lançado pela editora Olhares.
Alongamento, respiração e meditação são os pilares da Yoga Massagem Ayurvédica, uma terapia indiana criada pela mestra Kusum Modak há pelo menos 30 anos. A YMA une o conhecimento de duas ciências milenares: a ioga e a ayurveda. O objetivo é o de sanar – na raiz – os diferentes problemas posturais e suas consequências.

“A YMA mescla procedimentos da massagem tradicional indiana com posições da ioga. Ou seja: os deslizamentos, amassamentos e pressões com as mãos e os pés estimulam a circulação e aquecem a musculatura e as articulações, preparando o corpo para as flexões, torções e alongamentos baseados nas posturas da ioga”, explica Alda Martinelli. A falta de referências editoriais sobre o assunto levou a terapeuta a escrever o livro Yoga Massagem Ayurvédica: a transformação pelo toque, primeiro título sobre o assunto com aprovação de Kusum.

Segundo a autora, o objetivo do livro é o de disseminar esta terapia corporal. “Para os praticantes e seus pacientes, servindo como parâmetro sobre a filosofia e método, assim como para leitores de uma maneira geral, pois aborda de uma maneira leve e de fácil leitura não só a técnica, mas sua origem, a história de Kusum e sua trajetória até a criação do método, os benefícios, dicas simples, práticas e eficientes para afugentar o estresse”, diz.

Técnica alivia dores e promove bem-estar

Estima-se que no Brasil seis em cada dez brasileiros sofram de dor crônica – aquela que aparece pelo menos uma vez ao mês, a cada seis meses. A dor mais comum é a cefaleia (27%), seguida pela lombalgia (20%). Dores nas pernas, braços e ombros também estão entre as mais frequentes. A dor na coluna é apontada como uma das principais razões de os trabalhadores faltarem no trabalho cerca de 60 dias ao ano.

“Sabe-se que a dor provoca queda do sistema imunológico, além de deflagrar um estresse físico e psicológico. O estresse e suas consequências psicofisiológicas cognitivas e comportamentais podem ser minimizados com práticas que auxiliam o corpo a voltar para o seu equilíbrio. A massagem, a meditação, a respiração profunda e o cuidado com o corpo e a alimentação são algumas das ações que ajudam a lidar com o estresse, garantindo melhor qualidade de vida”, cita Alda.

Neste sentido, a YMA é indicada para o tratamento de qualquer tipo de dor, apenas para pessoas a partir dos 15 anos de idade. O método conta com cerca de 120 manobras de alongamento e em cada sessão são usadas de 10 a 15, variando de acordo com o objetivo a ser alcançado e da condição física do paciente. “A YMA, além de tratar problemas posturais e suas consequências, tem reflexo, com certeza, na parte psicológica, ajudando no tratamento de casos de síndrome do pânico e depressão, por exemplo. Há casos de pessoas que durante o tratamento vão se sentindo tão mais saudáveis, equilibradas e felizes e, como consequência, vão deixando os maus hábitos e vícios de lado”.

Além de posições e massagem, a técnica envolve também o uso de óleos naturais – qualquer óleo puro de boa qualidade – e um pó chamado na Índia de vekhand, que é o pó de cálamo aromático. Segundo Alda, o cálamo, além de ajudar no processo de desintoxicação, ativa a circulação sanguínea, aprofunda o toque e promove a esfoliação da pele, removendo as células mortas e facilitando a reposição das novas. A esfoliação permite que o óleo penetre com mais intensidade. “O resultado é uma tez mais saudável, rejuvenescida e hidratada”.

Apesar de se tratar de uma massagem, a YMA requer a participação do paciente, principalmente no controle de sua respiração. Segundo a autora, a rotina estressante faz que respiremos errado – de forma curta e rápida. “A ioga nos ensina a respirar devagar e profundamente, pelo diafragma. Dessa forma, além de ampliar a capacidade dos pulmões, massageamos os órgãos internos. A respiração profunda e consciente aumenta a oxigenação das células musculares, proporcionando profundo relaxamento, clareando pensamentos, entre outros benefícios”.

Contraindicações

Segundo a terapeuta, existem algumas situações em que a massagem deve ser evitada, particularmente em pacientes com veias varicosas e que sofram de trombose, flebite e problemas na pele, como infecções e escoriações ou inflamações agudas. Também não é recomendado aplicar a YMA em mulheres grávidas, antes do quarto mês, ou em caso de doenças graves, como dissecção arterial, câncer ou hipertensão arterial não controlada por medicamentos.

Já em pacientes que tiveram alta do tratamento de câncer, a YMA é recomendada, pois ajuda a combater cãibras, fortalece o sistema imunológico e elimina dores residuais nas articulações decorrentes das aplicações de quimioterapia. “É indicada ainda para o tratamento de problemas de insônia, artrite, reumatismo, fibromialgia, irregularidades da pressão sanguínea, asma, tensões físicas e mentais e dores de cabeça, como enxaqueca”.

A dor como ponto de partida

Após iniciar sua formação em YMA no Brasil, Alda foi à Índia em 2005 conhecer Kusum e receber a massagem diretamente da criadora da técnica. Empolgada com os resultados em si e em seus pacientes, Alda passou a se dedicar cada vez mais à YMA. A partir de então, voltou à Índia diversas vezes para continuar sua formação e, agora, lança o livro, fruto do convívio produtivo das duas vertentes de sua carreira: a comunicação e a massagem.

No livro, além de uma entrevista com a mestra Kusum, informações sobre as ciências da ioga e da ayurveda, dicas e depoimentos de pacientes, o leitor encontrará ilustrações e explicações sobre algumas manobras utilizadas. “Este livro será certamente uma referência para praticantes e estudantes das terapias corporais”, finaliza Alda.

-

Serviço

Yoga Massagem Ayurvédica – A transformação pelo toque

Autora: Alda Martinelli

Editora Olhares

Páginas 160

Preço sugerido: R$ 65



por Marina Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails