sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A diferença entre a massagem modeladora e a drenagem linfática



Atualmente, grande maioria das mulheres procura procedimentos estéticos para solucionar alterações inestéticas que encontram em seu corpo. E os procedimentos mais conhecidos são a massagem modeladora e a drenagem linfática, que profissionais optam por realizarem separadamente ou associadas.

O grande erro das pessoas é pensar que os dois procedimentos são os mesmos !!! Pelo contrário, além de muito diferentes, os objetivos de ambos também se diferem, e para acertar na escolha de seu tratamento, nada melhor do que um profissional bem informado e com experiência para lhe auxiliar.

O procedimento de massagem modeladora é um tratamento que como o próprio nome já diz serve para modelar, reajustar o corpo. Isso acontece porque ao massagear enfaticamente as regiões de excesso de gordura localizada a região se torna mais irrigada, ou seja com melhor fluxo sanguíneo modelando a região e como o procedimento envolve movimentos rápidos e com certa intensidade, estimula e acelera o metabolismo e ajuda na eliminação de líquidos excedentes no organismo.

Com o fluxo sanguíneo aumentada e a massagem com movimentos vigorosos, após algumas sessões o corpo apresenta formas mais ajustadas,apresenta redução de medidas e musculatura mais tonificada.
Esse procedimento é indicada para quem apresenta gordura localizada e celulite e pretende amenizar essas alterações. O procedimento colabora para hidratação e esfoliação da pele e para tonificação muscular.
Para que o procedimento seja mais efetivo é necessário o uso de produtos termoativos e lipolíticos na hora de massagear.

Já o procedimento de drenagem linfática, muito diferente da massagem modeladora, consiste em um tratamento para drenar os líquidos excedentes do organismo, com objetivo de maior conforto auxiliando no sistema circulatório e linfático, em pós operatório, gestantes e para melhora da celulite de grau I, o grau mais leve de celulite que só é observado ao contrair a musculatura.

A drenagem linfática consiste em movimentos leve, lentos e superficiais já que o sistema linfático é composto por válvulas sensíveis e superficiais que demoram em média 4 segundos para se abrir e fechar, sendo necessário que o movimento realizado pela profissional tenha ritmo parecido.
Para esse procedimento o ideal é se usar produtos estimulantes, antiinflamatórios e hidratantes.( Mariana Prado Bravo )

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.

É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails