sábado, 17 de setembro de 2011

Medicina tradicional chinesa e os cinco elementos



Para nós, do lado ocidental do mundo, às vezes é muito complicado compreender a teoria dos Cinco Elementos da Medicina Tradicional Chinesa. Outra nomenclatura que se pode dar a essa teoria é Os Cinco Movimentos, e suas essências não envolvem apenas elementos da natureza, mas também formas com que a energia se movimenta. A complexidade no estudo dessa teoria deve-se exatamente pela relação entre as características desses 5 elementos: o Fogo, a Terra, o Metal, a Água e a Madeira.

Os ciclos que envolvem esses cinco elementos têm uma forte inter-relação de geração, destruição, e dominação ou controle. O ciclo de geração se dá da seguinte forma: Fogo ; Terra ; Metal; Água; Madeira; Fogo. O ciclo da destruição é: Fogo ; Madeira ; Água; Metal ; Terra ; Fogo. Enquanto isso, o ciclo de dominação ou controle desenvolve-se: Fogo; Metal ; Madeira; Terra ; Água; Fogo.

Todos esses elementos, além de se associarem entre si, também podem representar estações do ano, ou órgãos do corpo humano. O fígado e os órgãos associados, por exemplo, são do elemento da madeira. O coração e os órgãos associados são do elemento fogo. O baço e seus órgãos associados são da terra. Do metal vêm os pulmões e os órgãos associados. Por fim, o rim e os órgãos associados são do elemento água.

Além disso, cada um desses elementos também representam as diferentes personalidades das pessoas. A madeira associa-se às pessoas que têm problemas em planejar, em tomar decisões e ações. As pessoas relacionadas ao elemento fogo adoram sair e se relacionarem com todas as pessoas, além de gostarem muito de rir. As pessoas que têm envolvimento com o elemento terra alimentam como uma mãe alimenta seu filho, mas por outro lado podem ter uma grande sensação interna de vazio. Quem é associado ao metal procura o que é puro e espiritual. Por fim, as pessoas água são persistentes e bastante determinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails