quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Massagem - Efeitos e Precauções

A massagem pode estimular ou relaxar o corpo e a mente.
A pele, os sistemas sanguíneo e linfático são estimulados, o que fortalece a circulação. Ajuda à renovação celular e elimina toxinas. À medida que os músculos tensos relaxam, as articulações rígidas se descontraem e os nervos se acalmam, surge uma sensação geral de relaxamento e de bem-estar

O Sistema Nervoso
O sistema nervoso constitui uma rede altamente complexa que envia mensagens do cérebro para o resto do corpo. A parte do sistema nervoso que regula muitas funções fisiológicas do cérebro, na base do crânio, e desce a medula espinal, protegida pelas vértebras da coluna. Milhões de terminações nervosas percorrem o corpo, controlando grande parte do seu funcionamento. Essas terminações nervosas podem ser estimuladas ou acalmadas, consoante a profundidade dos movimentos da massagem usados.

A Pele
A massagem tem como consequência um aumento da circulação sanguínea. Este fato ajuda a esfoliação das células mortas da superfície da pele, tonifica a pele e incentiva o seu processo de renovação. A massagem ajuda a manter as fibras de colagéno, que transmitem à pele elasticidade e força, e impede o surgimento de rugas. A atividade das glândulas sudoríferas e sebáceas, que lubrificam e hidratam a pele, é regulada.

Músculos
Com o aumento do fluxo sanguíneo, os nutrientes vitais do sangue circulam com maior eficácia. A massagem é muito usada pelos desportistas pela sua capacidade de aperfeiçoar o tónus muscular, restaurar a mobilidade e assegurar a eliminação de produtos desnecessários após o exercício. Com uma massagem regular, as luxações e as entorses curam-se com maior rapidez, ao mesmo tempo que as cãibras na barriga das pernas e os músculos rígidos podem tornar-se coisas do passado. A massagem antes de uma sessão de exercício ajuda a descontrair e a aquecer os músculos ou, depois dela, acalma os membros doridos.

Sistemas Circulatório e Linfático
Através da dilatação dos vasos sanguíneos, a massagem aumenta a circulação sanguínea. Possuir um bom sistema circulatório significa ter um abastecimento eficiente dos constituintes do sangue, incluindo oxigênio e nutrientes, que atinge biliões de células individuais. Este fator é vital para o funcionamento saudável de todo o organismo, desde os músculos aos órgãos internos, como os rins e o fígado.
Ao mesmo tempo, o aumento da circulação sanguínea ajuda a acelerar o sistema linfático, que absorve e elimina as substâncias desnecessárias. Ao contrário da circulação sanguínea, que tem o coração para a bombear pelo organismo, o sistema linfático não possui uma bomba própria e encontra-se dependente da ação muscular para ser eficiente. A massagem é um meio importante de aceleração do fluxo da linfa, incentivando uma filtragem e uma eliminação de substâncias desnecessárias mais eficaz por todo o organismo. Um sistema linfático eficiente proporciona ao corpo um forte sistema imunitário para combater infecções e doenças.

A Digestão
A massagem mobiliza o sistema digestivo de modo a melhorar os processos de assimilação e eliminação, ajudando nos problemas como a obstipação e a flatulência. O sistema digestivo é rápido a responder ao stress, pelo que a redução da ansiedade e da tensão, conseguida por uma massagem regular, possui um efeito regulador da digestão.

Precauções

Nunca massagei exatamente sobre a coluna. Trabalhar cada um dos lados da zona vertebral é correto e produz muitos benefícios, mas deverá evitar fazê-lo diretamente sobre a mesma.
Existem ocasiões em que não é apropriado massagear. Evite-o caso se manifeste algumas das condições que se seguem:
Doença cardíaca – hipertensão – infecção bacteriana ou viral – náusea ou dor abdominal – dor violenta nas costas, que pode ser causada pela coluna, em especial se existirem dores agudas noutros membros – febre – ferida exposta ou infecção da pele – cancro - recuperação pós operatória.

Se tiver quaisquer dúvidas, é sempre preferível consultar um profissional credenciado

Retirado de
Manual Completo de Massagem, Aromaterapia e Yoga
Carole McGilvery, Jimi Reed e Mira Mehta
Editorial Estampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails