segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Massagem alemã

Existem diversos tipos de massagem. Entre as mais famosas estão a relaxante, shiatsu, reflexologia, reiki, terapia das pedras quentes, além da clássica massagem terapêutica. Uma técnica que poucos conhecem é a alemã, conhecida como unterwassermassage.

Massagem alemã

Massagem com jatos d’água é indicada para mulheres com varizes

A unterwassermassagem é uma técnica de massagem estimulante realizada com jatos d’água. O paciente fica com o corpo imerso, dentro uma banheira, e jatos são direcionados aos locais a serem massageados. “Esta técnica é usada em clínicas de fisioterapia e em hospitais, por pessoas que têm problemas na musculatura. É uma ginástica passiva, não há esforço físico”, afirma Helga Ficher, proprietária da clínica Viktoria Garten.

Segundo Helga, esta é a massagem mais profunda que existe. É usada para recuperar ou manter a musculatura de pessoas que sofrem com paralisia e crianças que têm dificuldade de locomoção. “O resultado é maravilhoso”, garante a especialista. Além de trabalhar o músculo de forma profunda, promove uma melhora no sistema circulatório linfático e sanguíneo.

Antes de iniciar o tratamento é necessário passar por uma avaliação física, para determinar a intensidade dos jatos d’água. Os movimentos são circulares e têm início nas solas dos pés, indo em direção à cabeça. Por provocar um aumento significativo na circulação sanguínea e, consequentemente, na pressão arterial, a sessão não ultrapassa vinte e cinco minutos.

“O jato é controlável, podemos mudar a intensidade e adaptar a cada tônus da musculatura. Os músculos mais frágeis recebem jatos mais fracos. Musculatura mais forte, jato mais forte”, explica Helga. Devido à pressão exercida sobre a musculatura é normal que se sinta dores locais no dia seguinte, como se tivesse praticado muito esforço físico. “Mesmo com a pessoa sentada, o músculo trabalha”, comenta a proprietária da Viktoria Garten.

“O unterwassermassagem é indicado para pessoas que sofrem de problema no ciático, coluna, bacia e musculatura em geral”, diz Helga. Segunda a especialista, a massagem não tem contraindicação. “É muito bom para gestantes, a partir do terceiro mês, e pessoas que têm varizes”. A temperatura da água é mantida sempre em 31 °C. Em dias muito quentes esta temperatura pode cair para 30°C.

fonte. bolsa de mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails