quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Massagem no tratamento da endometriose



Seu nome técnico é massoterapia. Mas, o assunto que vamos tratar agora é sobre a velha e boa massagem, uma das terapias alternativas mais empregadas no tratamento da endometriose, que alivia as dores e estimula e promove o relaxamento, com técnicas adequadas para cada paciente, e que podem ser aplicadas das mais diferentes formas. "Como a endometriose não tem uma causa específica e acredita-se que o estresse é um dos seus causadores, a massoterapia entra como um atenuante dos sintomas. Especificamente na técnica do Anmá (de origem oriental), existem pontos que podem ser utilizados para o alívio das dores menstruais causadas pela endometriose", explica a massoterapeuta Deusa Ikeda.

Apesar de não haver contraindicação para a prática da massagem, é bom a paciente ter atenção na escolha do profissional. "É importante que o massoterapeuta tenha conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia e cinesiologia. Além disso, o ideal é que o profissional realize uma anamnese, para saber o estado geral da paciente, antes de iniciar as sessões", ressalta Deusa.

Quanto ao número de sessões ideais, não há uma quantidade específica. Isso porque cada paciente reage de uma forma diferente e é ela mesma quem vai determinar quando é o momento de parar com a técnica, caso veja necessidade. Já o tempo de cada sessão deve estar estimado em, aproximadamente, uma hora, de uma a duas vezes por semana.

Portanto, escolha a técnica que mais lhe agrada (entre as diversas opções temos shiatsu, reike, reflexologia e muitas outras) e relaxe um pouco. Com apenas uma hora do seu dia você pode aliviar as dores causadas pela endometriose, contribuir com o seu tratamento e bem-estar e ainda relaxar das tensões e do estresse do seu dia-a-dia. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails