quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mente sã e corpo saudável


Hoje em dia numerosos estudos e estatisticas demonstram claramente a influência destes dois elementos(mente e corpo) um sobre o outro na dor, no alívio e cura.

A titulo de exemplo podemos observar o aparecimento de doenças e pequenos males fisicos com origem na disposição mental da pessoa(doenças psicossomáticas), assim como o contrário,doenças psiquicas originadas por problemas físicos.
Embora algumas doenças tenham sido erradicadas no passado recente,é no presente que outras doenças de grande perigo fustigam a estrutura eletro quimica dos seres humanos.As doenças cardiovasculares e cancerígenas são alguns dos exemplos a citar.
Alguns dos fatores que ajudam a enfraquecer e a desiquilibrar o ser humano através do seu sistema nervoso:
A poluição ambiental, alimentos pobres em nutrientes,ar impróprio para consumo, uso e abuso de substâncias psico-ativas como alcool tabaco e drogas, ruído , stresse, exposição a ondas electro magnéticas, periodos curtos de sono, longos períodos em posição sentado/a, falta de exercicio fisico, movimentos repetitivos, ações medicamentosas em excesso a longo prazo(quimicos) etc..
Todos sabemos que é o sistema nervoso que regula e comanda todo o funcionamento do organismo, sendo ele que ordena as atividades voluntárias e involuntárias colocando-nos em comunicação com a realidade que percepcionamos através dos sentidos .
Ora este sistema nervoso divide-se em partes diferentes .O sistema nervoso central a par com o sistema nervoso periférico com seus doze pares de nervos cranianos e seus trinta pares de nervos espinais. Este último divide se em duas partes que se definem como sistema nervoso somático e sistema nervoso autonomo.
O autonomo ou neuro vegetativo controla a vida inconsciente que, compreende outros dois sistemas dos quais o simpático e o parassimpático.

A ação da massagem como complemento na qualidade de vida

A ação da massagem na sociedade de uma forma geral assenta sobre um elemento muito básico que tem um impacto enorme sobre o individuo.O elemento TOQUE.
A qualidade do toque e o seu profissionalismo, contribui desde logo para uma predisposição bastante positiva do corpo da pessoa que o recebe. Depois disto veêm as técnicas e as abordagens dependendo de que tipo de massagem se pretende.
Um dos objetivos principal da massagem passa pelo descongestionamento de pequenas áreas do corpo que por diversos motivos não estão a receber oxigênio, logo os receptores nervosos transmitem a sensação de dor ao cérebro.

Também através da massagem se pode influenciar o sistema linfático, principalmente em pessoas com pouca mobilidade diária, mobilizando manualmente a linfa e melhorando a sua circulação e direcionamento para os ganglios linfáticos.

A aplicação de alongamentos passivos e inibição muscular contribui para o ganho de comprimento dos músculos refletindo-se no relaxamento dos mesmos, assim como nas articulações que irão beneficiar do alívio da tensão ou força que os músculos exercem aquando encurtados ou hipertónicos.
Podemos concluir através desta breve descrição que o uso da massagem é de fato de grande valia para o aumento de qualidade de vida e saúde na sociedade de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails