sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os benefícios da massagem terapêutica

A massagem terapêutica pode atender várias situações como forma de tratamento na medicina alternativa. É o momento mais que indicado de procurar um massoterapeuta quando sofre com fortes dores musculares, ou na articulações. Uma boa massagem pode ser extremamente eficaz no tratamento destas disfunções, ou destas restrições musculares.

Existem casos onde a fisioterapia poderá ser a melhor opção, em outros, a terapia através da massagem terá melhor resultados. Analise com os profissionais de cada uma dessas áreas qual é o mais indicado para a sua condição. Peça uma descrição detalhada para cada um dos profissionais sobre o tratamento necessário, sempre centrando a sua condição, e terá base concreta para fazer a escolha. Avalie, ainda, os custos, para ter uma ideia real do custo/benefício.

A massagem terapêutica é método comprovadamente eficaz, defendem os profissionais do setor. É mesmo capaz de aliviar a dor e de combater os sintomas que estejam a restringir os movimentos dos pacientes, até mesmo quando o problema já tenha atingido a fase aguda. Há também, massoterapeutas treinados em várias modalidades de tratamentos de hidroterapia, um complemento à massagem terapêutica que auxiliará nos resultados.

Um estudo realizado em Estados Unidos avaliou os vários benefícios oriundos de uma massagem terapêutica. Alunos que foram massageados antes de um exame mostraram uma diminuição significativa nos índices de ansiedade, bem como um aumento dos glóbulos brancos e da atividade das células, leia-se benefícios para o sistema imunológico. Os resultados da pesquisa também sugeriram que pacientes com cancro passaram a ter menos dor e ansiedade. Mulheres que sofriam com a perda do filho ficaram menos deprimidas depois de receber massagem terapêutica.

Os estudos descobriram que esta técnica é benéfica , e funciona como facilitador para a recuperação em pacientes submetidos a cirurgia abdominal. A conclusão da pesquisa também demonstra que a massagem é útil para diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, que alivia a dor em pacientes com enxaqueca e melhora a agilidade e a performance nos trabalhadores de escritórios. Aumenta a circulação sanguínea e o fluxo linfático, relaxa os músculos, melhora a amplitude de movimento, e aumenta a produção de endorfinas. Embora a massagem terapêutica não aumente a força muscular, pode estimular músculos fracos, músculos inativos e, assim, compensar parcialmente a falta de exercício e a inatividade resultantes de doença ou lesão.

Aqueles que trabalham encerrados em escritórios, quando massageados regularmente, ficaram mais alertas, passaram a ter melhor desempenho, e passaram a estar menos estressados do que aqueles que não foram massageados. Outra: reduz os efeitos da ansiedade, tensão, depressão, dor e coceira nos pacientes queimados. Até mesmo as crianças autistas mostraram comportamento menos errático após a massagem terapêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails