terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Massoterapia



A Massoterapia no combate dos problemas da modernidade - Acumulo de Estresse e Depressão.

A massoterapia é vista e entendida como um conjunto de ações humanas, desenvolvidas mecanicamente, atuando no corpo físico, emocional e energético, no combate ao estresse oriundo de um modo de vida produzido por nossa sociedade moderna. Hoje, após análise dos movimentos sabe-se que a massagem social age sobre os problemas psicossociais e neuro musculares, capaz de gerar um estado mais pleno de saúde.

A massagem social tem função precípua de estimular a circulação aquecendo a musculatura rapidamente, além de ser eficiente anti-séptico. Com movimentos suaves ou/e vigorosos, onde são utilizados não somente mãos, como também cotovelos, pés e assessórios, como no caso da acupuntura , promovendo uma melhor nutrição das células, ajuda a remover toxinas do nosso sistema, melhora a função respiratória, balanceia os hormônios, fortalece o sistema imunológico proporcionando as respostas de cura do próprio corpo, tendo efeitos antiestresse e antidepressivo.

Embora empiricamente a massagem seja conhecida desde épocas mais remotas da história da Medicina onde Chineses, Indús, Gregos e Romanos já a empregavam com fins higiênicos, terapêuticos, e como meio de conservar a saúde. Abandonada na Idade Média devido ao combate da relação do homem com o próprio corpo, atingiu modernamente grande desenvolvimento, ocupando lugar de destaque na nossa sociedade.

A massagem é, em primeira análise, um ato intuitivo de tocar o corpo, num gesto de despertar, acariciar ou aliviar alguns incômodos. Do oriente antigo (3.000 a. C) herdamos a medicina tradicional que atua através de movimentos e toques com efeito regulador na distribuição de energia pelo corpo e como estimulador das defesas naturais do organismo, eliminando assim a fadiga e os processos de desarranjos.

Utilizando as manobras massoterapêuticas e combinando direção, sentido, pressão, velocidade e rítmo, é possível produzir efeitos calmantes, relaxantes, analgésicos, desintoxicante (através da limpeza orgânica), terapêuticos, nutricionais e estimulatórios do sistema nervoso, combatendo sonolência e acidente vascular cerebral (AVC). Há, porém, contra indicações no caso do massageado estar com processos inflamatórios, febre, tumores e câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails