quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O que é a Massagem?



A massagem é o mais antigo e simples de todos os tratamentos médicos. Nas culturas tradicionais, sobretudo no Oriente, a massagem é aceita de forma tão natural que pessoas de todas as idades podem se beneficiar com massagens regulares. Aqui no Ocidente, embora seu valor tenha sido sempre reconhecido nos desportos, apenas recentemente seu uso se estendeu para outros campos.
Massagem não é apenas um ato físico, mas também um ato psicológico.
A massagem pode ser estimulante ou calmante, dependendo da velocidade e intensidade dos seus movimentos.


Diferentes tipos de Massagens :

Relaxamento
Na massagem de relaxamento são usados vários óleos essenciais de efeito aromaterapéutico.
Os efeitos imediatos são surpreendentes fazendo com que a pessoa se sinta muito relaxada e leve. As diferentes manipulações: deslizamentos, pressões, amassamentos, etc., conduzem ao relaxamento muscular e posterior bem-estar geral.

Terapêuticas
Na massagem terapêutica a massagem incidirá nas áreas lesadas do corpo sendo como principais lesões tratamos de problemas de ciática, lombar, cervical, contraturas várias, entre outras… Dependendo da lesão do paciente efetuaremos massagem no local lesado e/ou mobilizações várias para desbloquear possíveis pontos de tensão acumulados.
Os efeitos poderão ser imediatos mas normalmente é ao fim do primeiro dia que o organismo assimila o efeito da massagem sendo este efeito prolongado por vários dias.

Específicas:
Tailandesa
Na massagem Tailandesa utilizam-se técnicas de pressão, compressão e alongamento, e utilizam-se também os pés, joelhos, cotovelos e antebraços do massagista, intensamente durante o tratamento. A prática destas técnicas destinam-se a influenciar o “Vento”( energia vital) presente no corpo. Os inúmeros alongamentos, componentes vitais da massagem Tailandesa, têm a função de movimentar o “Vento” acumulado nas articulações do corpo.
Não são utilizados óleos para a pele, sendo esta, realizada num colchão colocado sobre o chão.

Shiatsu
É uma técnica de massagem oriental que percorre os fluxos de energia no corpo (meridianos) utilizando energia (Shi) e a pressão (atsu).
A massagem Shiatsu proporciona uma prática de reeducação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do nosso corpo, utilizando diferentes técnicas (desde pressões digitais a alongamentos variados) para eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

Havaiana
Ao som de musicas tradicionais do Hawaii a massagem insurge nas mais diversas áreas do corpo ao mesmo tempo, sendo que sempre que possivel em pontos distais o que promove ao paciente uma agradável sensação de profundo relaxamento como que se tivesse a ser massageado por "mil mãos".

Massagem Desportiva
Na massagem desportiva foca-se a utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a rentabilidade dos desportistas e tonificar os tecidos musculares, atuando ao nível da descompressão muscular. A massagem desportiva é sobretudo aconselhada a pessoas que fazem esforços físicos intensos e regulares.

Reflexologia
A reflexologia baseia-se no princípio de que os pontos reflexos dos pés correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, também melhora a irrigação sanguínea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails