sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Thai Yoga Massagem previne males



No isolamento dos mosteiros budistas tailandeses para os centros urbanos ocidentais. A Thai Massagem Yoga percorreu um longo caminho do seu surgimento há cerca de 2,5 mil anos até atualidade, mas finalmente começa a ter seus benefícios reconhecidos e difundidos.

A prática preventiva e curativa é conhecida também como “yoga para preguiçosos” e se diferencia das demais por unir alongamentos à manobras de massagem.

Trazida em 1992 para o Chile e a partir de 1996 para São Paulo, a tradicional massagem medicinal tailandesa é ensinada pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE-Curitiba) e por alguns mutiplicadores, como a professora e terapeuta corporal Cristina Marturano*.





Terapeuta corporal Cristina Marturano
Veja o que ela disse sobre a técnica.

O que é a Thai Massagem Yoga?
É um trabalho corporal. Baseia-se na arte de estar presente no momento, ou seja, arte do não fazer, em que se instala uma quietude dinâmica. Usamos o peso do próprio corpo nas técnicas, os pés, as mãos, não é feito esforço, mas seguimos um ritmo e um balanço. A proposta é trazer a pessoa ao ritmo natural que é perdido com a correria do dia a dia. Há uma troca também entre terapeuta e o paciente. A pessoa se sente acolhida, o que é importante para quem está com algum desequilíbrio.

Como é o tratamento?
Não há um número certo de sessões. Uma sessão já pode ajudar e geralmente vira um hábito. O trabalho corporal pode durar de 30 minutos a 3 horas, dependendo do tempo que a pessoa dispõe e se já está familiarizada com o método. Seguimos um ritmo suave e não invasivo, respeitando os limites de cada pessoa. A partir do momento que a pessoa vai sentindo mais confiança, o corpo relaxa e o tratamento fica mais intenso.

Para que pessoas é indicado e há contra-indicações?
Qualquer pessoa pode fazer. O método é eficaz para todos os tipos de doenças, mas é necessário conversar e fazer uma leitura corporal antes para saber quais técnicas são as mais indicadas. Já trabalhei com pessoas de 90 anos.

O terapeuta precisa fazer alguma preparação antes das sessões?
Para aplicar a massagem, o terapeuta precisa se exercitar e estar bem, mas não tem um trabalho preparatório específico. Para alguns, caminhada, musculação ou mesmo sessões de yoga periódicos funcionam.

A multiplicidade de técnicas torna a Thai Massagem difícil de ser aprendida?
Tem um certa dificuldade, mas em um curso de fim de semana já é possível aprender uma sequência básica e a partir daí é preciso praticar, ter contato e com isso se desenvolver.

Benefícios:
- Ajuda a eliminar estresse
- Estimula fluxo de sangue
- Restabelece o fluxo de energia
- Alivia dores
- Aumenta flexibilidade geral das articulações
- Melhora a postura
- Restaurao equilíbrio entre grupos funcionais de músculos
- Auxilia na redução de lesões em esportistas

* Cristina Marturano “Barakha” é terapeuta corporal com formação no Brasil, Índia e Chile há mais de 20 anos. Tem formação também Craniossacral e coordena cursos de massagem Ayurvédica, Thai Yoga e Corpo e Consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails