quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

'Massagem conforto' favorece o vínculo e a autoaceitação


Na Avape, usuários com deficiência intelectual encontram na massagem terapêutica o resgate para o autocuidado, a conquista por maior independência, melhoria de suas pontecialidades, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e social.

Melhoria da imagem corporal, autoaceitação, maior independência e participação nas atividades, além do resgate do autocuidado. Esses são apenas alguns dos benefícios da Massagem Conforto, atividade desenvolvida no Centro de Convivência Riacho Grande da Avape a partir da convergência de conhecimentos das áreas de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Artes.

De acordo com Simone Senna, orientadora da equipe composta por Cláudia Patrícia de Souza, técnica de enfermagem, Silvia Marques Godoy, terapeuta ocupacional e Tatiana Cruz, professora de artes, "o objetivo era encontrar uma vertente de atendimento que fugisse ao padrão básico de atendimento e pudesse favorecer o relacionamento e a comunicação não verbal entre os usuários".

As técnicas de massagem foram ensinadas para sete usuários com deficiência intelectual leve e moderada, de ambos os sexos, durante duas vezes por semana por uma hora. "A massagem é simples e visa explorar aspectos motores, sensitivos, perceptivos e afetivos, por meio de experiências corporais no controle do movimento com as mãos (ritmo e força muscular) e, simultaneamente, favorecer um vínculo afetivo com o outro usuário e oferecer maior independência e participação nas atividades e o resgate do autocuidado", explica a terapeuta ocupacional, Silvia Marques Godoy.

Com a massagem, foi observada melhora em relação ao comportamento, higiene pessoal, adequação postural, atenção e convívio social

"Eu gosto da massagem desde que começou. Eu faço em toda minha família e eles gostam muito", explica Sofia Kulscar com síndrome de Down e com deficiência intelectual moderada, 36 anos.

O programa utiliza uma cadeira para massagem, óleo, som ambiente e incenso, estimulando o usuário a um estado de equilíbrio físico, mental e energético em um período de 10 a 15 minutos. Os usuários aprovaram: "Relaxa, sai o estresse, a pessoa se sente muito bem, as dores melhoram, dá ânimo para fazer os serviços", afirma Cristiane Lisboa, 39 anos, usuária que recebe a massagem, com deficiência intelectual leve.

"Com a massagem, eles se sentem mais à vontade em conversar com a gente e conhecem os limites. Roger R. da Silva, integrante do programa, no início, usava as pontas dos dedos e agora está mais seguro até na comunicação", explica a monitora Ana Carolina, que recebe a massagem.

Desde que foi implementada, em abril de 2010, os resultados têm sido muito positivos. "Tomando como base o desempenho durante as sessões como prática de massagem, observou-se uma melhora em relação ao comportamento, higiene pessoal, adequação postural, atenção, concentração e convívio social", explica Cláudia Patrícia de Souza, técnica de enfermagem.

O Programa está previsto para ser realizado enquanto os usuários estiverem no Centro de Convivência. "Concluímos que a Massagem Conforto é benéfica para o desenvolvimento social, bem como para a melhoria de suas potencialidades, superando seus limites, contribuindo para a melhoria da imagem corporal e autoaceitação, onde os resultados podem ser observados após cada atividade. A pessoa com deficiência intelectual é capaz de executar a Massagem Conforto com orientação supervisionada e treino semanal", conclui Tatiana Cruz, professora de Artes.

O Programa de Massagem foi tema de artigo técnico na publicação Avape Clinical e tema abordado em painel durante a XIV Jornada Científica Avape 2011: Atualizações em Reabilitação Clínica, realizado dia 22 de novembro, na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul ).



Serviço
Site www.avape.org.br
Email: uegeb@avape.org.br
Telefone: Unidade de Convivência Riacho Grande
Tel: (11) 4351-9112/ 4351-0285/ 4351-0297

r Gisele Achkar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails