domingo, 8 de janeiro de 2012

Massagem natural uma abordagem Ayurvédica



Proveniente da Índia e datado de mais de cinco mil anos, o Ayurveda ou Ciência da Vida é considerado o sistema que originou praticamente todas as linhas da medicina e terapias que se conhece hoje.

É considerado uma das ramificações dos Vedas, corrente de conhecimento que vem de geração a geração desde a eternidade, paralelamente com a literatura védica. Acredita-se que se originou diretamente do Criador (Brahma), antes mesmo da criação do Universo.

É incrível manter-se vivo e atual por tanto tempo, frente a tanta tecnologia, avanços científicos, mudanças sociais e políticas de nosso mundo.

Este completo sistema de promoção de saúde é uma prática eficiente e acessível que ganha cada dia mais simpatia e reconhecimento em nosso meio.

Aqui vale destacar uma das técnicas mais populares e difundidas no Ocidente: A Massagem. Acessível a todos, chegou ganhando espaço, destacando-se por promover bem estar e saúde, convidando à experiência da integração corpo-mente.

Conceitualmente, a Massagem Ayurvédica é uma técnica de massagem profunda que alia movimentos vigorosos em toda massa muscular junto com manobras de trações, alongamentos e uso dos pés, além da estimulação dos pontos (marmas) e órgãos vitais, visando o equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual.

No Ayurveda, acredita-se que dores e males são causados pela obstrução do fluxo de vayu (vento). O calor que é gerado através da fricção na massagem pode fazer o ar do corpo expandir-se e mover-se, aliviando a tensão e reduzindo as dores. A massagem também promove um padrão respiratório mais profundo e natural.

Alguns dos seus benefícios:

Afasta o cansaço: Causado pela tensão física, mental, ou ambas, o cansaço pode ser ocasionado por acúmulo de toxinas.

Afasta o excesso de vento: Tensão constante no sistema nervoso e excessos alimentares podem aumentar o dosha vata e causar dores nos músculos e articulações.

Fortalece o corpo: Melhora a circulação e a movimentação dos fluídos vitais, enquanto estimula a energia prânica e a ajuda a circular.

Aumenta a longevidade: Cria um equilíbrio eletroquímico no corpo. Quando o sistema imunológico do corpo fica forte e as toxinas são eliminadas, a longevidade aumenta naturalmente.

Induz o sono e os sonhos: Em geral, e a da cabeça em particular, é um instrumento eficaz na indução do sono.

Massagem Natural – uma Abordagem Ayurvédica, é uma formação terapêutica que objetiva orientar e aliar conhecimentos do Ayurveda às práticas da massagem, tais como: estudo da história e fundamentos do Ayurveda, sistema Tridosha e sua relação com os cinco elementos (Terra, Fogo, Água, Ar e Éter), combinação das terapias ayurvédicas com a utilização de óleos vegetais e aromáticos (medicados), chakras, cristais e meditação, são alguns dos conteúdos abordados.

É o resultado de muitos anos dedicados às práticas e estudos sobre as terapias corporais e o Ayurveda. Assumindo uma característica própria, sem perder sua essência, somados à vivencia pessoal.


Este artigo foi escrito por Atmo Danai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails