domingo, 29 de janeiro de 2012

Massagem para aliviar a dor de cabeça



As Cefaleias de Tensão (enxaquecas) são provocadas pela ansiedade, tensão nervosa, tensão ocular, postura incorrecta ou tensão muscular nos ombros ou pescoço. As enxaquecas são provocadas por uma expansão dos vasos sanguíneos na cabeça. Também as constipações e gripes, alergias, TPM e problemas digestivos podem provocar dor de cabeça.

Chá de ervas para Cefaleias de Tensão – O gengibre faz diminuir a produção de químicos causadores de dor. A camomila e a tília são calmantes suaves que ajudam a aliviar a tensão física e emocional.

250 ml de água
1 colher chá de raiz de gengibre picada de fresco
1 colher chá de camomila seca
1 colher chá de flor de tília seca

Ferver o gengibre numa caneca tampada durante 5 minutos. Retirar do fogo. Juntar a camomila e a tília e deixar infundir dez minutos. Coar, adoçar e beber quente.

Dores de Cabeça causadas por fadiga mental – Misture meia colher de chá de salva, hortelã-pimenta, rosmaninho e lúpulo. Junte 2 xícaras de água fervendo à mistura de ervas e deixe ferver lentamente 10 minutos. Adicione uma pitada de gengibre e adoce a gosto. Beba quente antes de se deitar.

Aliviar as Dores de Cabeça com Hortelã-Pimenta – Pique 1 xícara de hortelã-pimenta fresca. Junte 2 xícaras de água fervendo e deixe assentar durante 5 minutos. Coe e adoce. Adicione limão se desejar. É um chá muito agradável.

O remédio ideal para as Dores de Cabeça – Junte 1 colher de chá de flores secas de camomila a cada xícara de água fervendo. Deixe assentar durante 10 minutos. Coe e adoce com mel. È um bom relaxante.

Advertência: Não tome se for alérgico à ambrósia porque a camomila pertence à mesma família de plantas. Muitas outras plantas são excelentes substitutos. Este chá é ótimo para todos aqueles que o podem tomar.

Aliviar as Dores de Cabeça com Alecrim – Faça uma infusão com 1 colher de chá de alecrim para 1 xícara de água, e tome 4 xícaras por dia.

Aliviar Dores de Cabeça provocadas pelos Nervos – Coloque 2 colheres de sopa de artemísia, valeriana, camomila e agrimonia em 2 xícaras de água fervendo. Deixe repousar durante 30 minutos. Coe e adicione à água do banho. Ideal para músculos doloridos.

Atenue a Dor de Cabeça com uma compressa de aromaterapia – A alfazema alivia o stress físico e mental e a manjerona possui propriedades profundamente relaxantes. Adicione 5 gotas de óleos essenciais de ambas as plantas a uma bacia de água fria. Embeba duas toalhas na água e torça ligeiramente. Deite-se e aplique uma toalha na testa e a outra na base do pescoço. Descanse durante 30 minutos.

Massagem de Alfazema – Para aliviar uma cefaleia de tensão, massageie as têmporas com duas ou três gotas de óleo essencial de alfazema.

Valeriana para as dores – A valeriana ajuda a atenuar a dor das cefaleias de tensão ou enxaquecas. Tome meia colher de chá de extrato de valeriana diluído em água morna a cada 30 minutos até a dor diminuir (até 3 colheres de chá por dia).

Banho de Pés para alívio da Dor de Cabeça – Para ajudar a atenuar uma dor de cabeça, experimente mergulhar os pés num balde de água – tão quente quanto puder suportar – durante 15 minutos. Ao mesmo tempo, embeba uma toalha em água gelada, torça e aplique a compressa fria na testa, têmporas, base do pescoço ou onde a dor se concentrar. A água quente dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo nos pés, enquanto a compressa fria contrai os vãos sanguíneos na cabeça, reduzindo o volume da corrente sanguínea, e consequentemente, a dor.

Massagem para as Cefaleias de tensão – Uma simples massagem pode ajudar a aliviar uma cefaleia de tensão. Coloque os dedos no topo da coluna vertebral, na zona em que o pescoço e o crânio se unem. Mova os dedos 5 cm ao longo da base do crânio, no sentido exterior, até encontrar um pequeno recorte em ambos os lados, dois pontos ligeiramente moles quando pressionados. Faça pressão firmemente com as almofadas dos dedos, fazendo um pequeno movimento giratório com os dedos. Quanto mais profundamente massajar estes pontos, melhor. Inspire profundamente e imagine que liberta a tensão a cada expiração. Continue por um a três minutos e repita as vezes que desejar.

Gengibre para a Enxaqueca – Aos primeiros sinais de uma enxaqueca, misture um terço de colher de chá de gengibre em pó num copo de água e beba.
O gengibre possui componentes anti-inflamatórios e analgésicos que poderão impedir uma crise de enxaqueca.

Tratar Enxaquecas com Bagas de Sabugueiro – Coloque 10 a 15 bagas de sabugueiro numa xícara de água. Esmague as bagas e deixe ferver. Baixe o fogo e deixe ganhar cor durante 10 minutos. Coe, adoce e beba. Deve de tomar assim que sentir dores de cabeça, uma vez que o efeito analgésico é suave.

Aliviar Enxaquecas com um Secador de Cabelo – Muitas pessoas sentem bastante alivio quando ligam o secador de cabelo na potência média e deixam o calor atenuar a dor de cabeça.

Aliviar Enxaquecas com café e limão – Ao primeiro sinal de dores de cabeça, faça uma xícara de café forte, adicione 1 colher de sopa de sumo de limão. A cafeína é benéfica para várias pessoas que sofrem de enxaquecas. Atenção: Para a Maioria das pessoas a cafeína é mais maléfica do que benéfica em caso de enxaqueca. Deve-se usar com cuidado.

Aliviar Enxaquecas com Urtigas – Deite 2 colheres de sopa de urtiga seca em 2 xícaras de leite.
Aqueça em fogo brando durante 10 minutos. Coe e adoce com mel. Beba ainda quente. Não tome se for alérgico às urtigas. Substitua por hortelã-pimenta.

Aliviar Enxaquecas com Íris-fétida – Trata-se de um analgésico natural e é ideal para enxaquecas.
Pique 1 colher de sopa de Íris-fétida e adicione 2 xícaras de água. Aqueça durante 15 minutos. Coe e tome até três colheres de sopa por dia. Tem um ligeiro efeito laxativo por isso deve ter atenção à dosagem.

Aliviar Enxaquecas com Vinagre – Misture partes iguais de vinagre e água e deixe ferver. Inale os vapores durante vários minutos. Repita se necessário.

Quando se tem uma dor de cabeça, podemos resolver tomando um comprimido próprio para isso, mas também pode resolver de forma natural e eficaz. Para isso basta fazer o seguinte:

- Compre óleo essencial de alfazema que pode encontrar em farmácia, ervanária ou loja especializada. Depois, quando lhe surgir a dor de cabeça, coloque uma gota nas têmporas e massageie com os dedos. Dessa forma, vai desaparecer essa dor sem ter que tomar químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails