domingo, 5 de fevereiro de 2012

Terapias Alternativas? Eis a questão!



Desinformação ainda leva à descrença no Brasil

A oferta e procura de terapias alternativas como meio de promoção de saúde e bem-estar divide espaço com os meios tradicionais no Brasil. São mais de 70 opções intituladas como alternativas por seus profissionais e só no Rio de Janeiro pelo menos 5 jornais especializados - a exemplo do Ganesha, Prana e Oxigênio.

O SUS já reconhece algumas delas, anteriormente desacreditadas como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, crenoterapia através da Portaria n 971 de 2006, mas a medicina convencional no Brasil ainda olha com descrença para estas novas terapias pelo fato de poucas terem comprovação científica.

Os E.U.A. já possuem uma instituição pública que pesquisa e fornece informações sobre estas terapias: Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa (National Center for Complemetary and Alternative Medicine).

Um dos motivos de resistência às terapias alternativas como meio de buscar a saúde é a falta de pesquisas que comprovem sua eficácia. todavia, Alex Botsaris, médico e autor do livro sem Anestesia, aponta que a medicina clássica também é cheia de empirismo: “Quando um médico prescreve um medicamento, ele não sabe se o paciente vai reagir bem ou se vai ter um efeito colateral grave.”. O uso da vacina da varíola teve início empírico até ganhar status de científica e agora o mesmo processo acontece com as terapias alternativas, completa.

Botsaris aponta ainda que a medicina convencional tem se distanciado de princípios de Hipócrates - que se identificam com muitas terapias alternativas - com isto “Observar o todo”, “Estudar principalmente o paciente e não a doença”, “Promover o equilíbrio natural” são substituídos por compartimentalização expressa nas especialidades, foco na doença e intervencionismo. Estes são alguns dos motivos que têm incentivado a procura por terapias alternativas.

Para ler e saber mais leia o Artigo: “A Ciência médica - um modelo obsoleto”.

Fonte: http://www.tvholistica.com/TVH/Com_textos/Entradas/2011/1/1_Post_1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails