sexta-feira, 27 de abril de 2012

Automassagem para o Desentupir o nariz


Automassagem no nariz para quem tem rinite, é uma massagem que desentope as narinas....
 


Como aliviar os sintomas da congestão nasal?

Mudanças no clima, exposição ao vento e ao frio. Muitas pessoas sofrem de rinite, resfriados e problemas respiratórios. Por isso eu trago dicas para ajudar a desobstruir nosso nariz usando pontos de acupuntura, aromaterapia e dietética.

Na medicina tradicional chinesa, meridianos são os canais por onde percorrem a energia Qi do nosso corpo. Nos meridianos há diversos pontos definidos por onde pode atuar a energia que percorre. Podemos atuar nos pontos através de agulhas (acupuntura), moxa e com a pressão dos dedos (shiatsu e do-in).

O ponto IG 20, conhecido como ( Yingxiang: ying=receber // xiang=fragância,odor ) ao ser puncionado é capaz de desobstruir o nariz e recuperar o olfato. Localiza-se entre o sulco nasolabial e a asa do nariz, conforme mostra a figura acima.

A técnica é muito simples, com a ponta do dedo médio, pressione profundamente (sedação). Faça a pressão de forma contínua e lenta com intervalos de um a cinco minutos. A auto massagem com pontos da medicina chinesa se chama Do-In, conhecida como uma técnica milenar.

O resultado é instantâneo, em geral de 7 a 10 minutos após a aplicação.

Outra forma de tratar a obstrução nasal é através das propriedades da maçã, seja ela em suco, chá ou fruta. A maçã tem o poder de limpeza e age como esponja no canal obstruido.

Podemos usar também a aromaterapia como forma terapêutica para a desobstrução nasal. Use as essênciais de forma inalante pingando uma gota de óleo diluído na palma da mão, esfregue para produzir calor e depois leve a palma das mãos como concha até a face. Esta é uma forma de inalação a seco, é rápida e prática, normalmente usada onde a inalação úmida não pode ser feita.

A inalação úmida, consiste em adicionar poucas gotas de óleos essenciais em uma tigela com água quente, depois colocar uma toalha sobre a cabeça e inalar os vapores aromáticos por volta de 10 minutos. * Não é indicado esse método caso a pessoa tenha vasos capilares rompidos na face *

Receita de aromaterapia para obstrução nasal:

•Eucalipto (1 gota)
•Hortelã Pimenta (1 gota)
•lavanda (1 gota)


Extraido do livro: Aromaterapia Holistica, Ann Berwick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails