segunda-feira, 2 de abril de 2012

Funções dos Rins e da Bexiga na MTC



Na Medicina Tradicional Chinesa, a saúde da força dos rins é o fator mais determinante na vitalidade duradoura e longevidade de uma pessoa.

A função dos rins como regulador do metabolismo da água na prática da Medicina Tradicional Chinesa se relaciona intimamente com sua função na medicina ocidental, mas sua influência tem um alcance muito maior. Os rins são o local de armazenamento da essência vital (jing), uma substância sutil responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade. Os rins também são considerados a fonte de yin e yang para todos os outros órgãos, assim, uma disfunção.

Os rins são vulneráveis à emoção negativa do medo, que pode afetar adversamente e ao órgão complementar, a bexiga. Por isso muitas pessoas em momentos de perigo ou pânico, perdem o controle da bexiga...

E se você vem apresentando envelhecimento prematuro, osteoroporose, perda de dentes e cabelos, infertilidade e memória fraca e não tem idade avançada, CUIDADO!
Certamente, o “trabalhar em excesso e sem descanso” está drenando a energia dos rins.

O Rim “alimenta e controla os ossos”;
O Rim “armazena a força de vontade, controla o medo e afeta os sonhos”;
O Rim “tem a sua abertura nos ouvidos (ie. controla o sentido do ouvido)”;
O Rim “armazena a energia ancestral do ser humano”, entre outras funções'';
A Bexiga protege o corpo humano de uma das “energias cósmicas perversas”, o frio, e faz parte do primeiro nível de defesa contra influências externas

Estas são apenas algumas das funções dos órgãos, descritas na linguagem mais colorida da MTC, mas descrevem relações e funções reais. E em cada estação os órgãos que lhe correspondem têm uma atividade mais intensa e são mais facilmente afetados pelo meio-ambiente.

A acupuntura, terapêuticas herbárias, moxabustão, cone chinês, a massagem dos órgãos internos e a massoterapia constituem uma excelente maneira de estimular a energia vital e resgatar a sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails