sábado, 21 de abril de 2012

Massagem: Origem e atualidade


A massagem faz parte da história da humanidade e é tão antiga quanto o homem. Ele adquiria proteção contra lesões, alem de utilizar o toque das mãos instintivamente ao sentir dor ou desconforto em determinada região e a primeira ação seria friccionar ,amassar com as mãos o local.

Há registros de que a 300 A.C. os egípcios, hindus, gregos, romanos e chineses relatavam sobre os benefícios da massagem. Mas os primeiros a reconhecerem a propriedades curativas desta técnica de friccionar o corpo foram os chineses, que assinam a mais remota literatura que temos noticia, texto do médico Nei Ching escrito 2.800 A.C., mesmo os chineses utilizando os benefícios primeiro os japoneses aplicaram e melhoraram o trabalho.

A definição de massagem é a manipulação sistemática de tecidos moles do corpo, buscando bem estar. Apesar da história da massagem ser interessante, vamos falar um pouco dela na atualidade, hoje utilizamos de varias técnicas alem de fazermos uso de acessórios com velas aromáticas, óleos essenciais, lâmpadas coloridas, rolos e bambus, para causar maiores efeitos durante a aplicação.

Desde a antiguidade, a massagem tem sido empregada com êxito por diversas culturas a fim de manter, equilibrar ou reestabelecer a saúde e a qualidade de vida do indivíduo como um todo. Dentre os inúmeros benefícios proporcionados por um tratamento com a massagem, podemos citar o relaxamento de todo o corpo, redução dos níveis de estresse, ativação da circulação sanguínea, liberação das toxinas presentes no corpo, aumento do fluxo energético, realinhamento das estruturas ósseas e musculares, aumento da mobilidade das articulações, aumento da flexibilidade, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças, desbloqueios energéticos, realinhamento dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, etc.


Em busca de mais disposição para enfrentar as dificuldades do dia a dia, aliviar o estresse e obter qualidade de vida, muitas pessoas se tornam cada vez mais adeptas de terapias corporais. Além de relaxar, as técnicas corrigem uma série de problemas de posturas e ainda contribuem para o autoconhecimento corporal.

O que possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz desde que, o tratamento através da massagem seja realizado adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails