terça-feira, 3 de abril de 2012

O toque terapêutico



Nós já tratamos em outros posts sobre recentes pesquisas referente aos resultados da massagem no alívio da dor , adotada como método de terapia corporal em abordagem transpessoal para o tratamento de saúde e tomada de consciência. Evidenciando os variados efeitos terapêuticos da massagem como método de tratamento e prevenção.

A massagem provoca dilatação dos vasos capilares, aumento o fluxo sanguíneo nas áreas massageadas.Quando realizada em musculatura contraída, auxilia na drenagem de susbtâncias tóxicas- como os produtos de degradação do metabolismo e ácido lático, relaxa a musculatura e alivia a dor. Outro benefício da massagem é sobre o sistema linfático.Em geral a circulação linfática é passiva e lenta. A massagem ativa essa circulação, auxiliando a drenar edemas, ou seja favorecer o fluxo dos líquidos do corpo e diminui inchaços. As manobras de massagem favorecem a desintoxicação pela urina, pela pele, estimula os órgãos internos como os movimentos peristálticos do intestino e favorecem o sono.

O toque terapêutico também promove efeitos psíquicos, estimula a cosnciência do corpo e as emoções, liberando tensões emocionais e físicas, seguida de um aumento do fluxo de energia. Muda os padrões de defesa habituais e afetam negativamente a saúde. Dessa forma atua como um excelente coadjuvante no tratamento dos transtornos de humor como depressão, ansiedade, pânico , desordens alimentares, stress, insônia e outros distúrbios nervosos.

Seus efeitos mecânicos e fisiológicos sobre os sistemas orgânicos reduzem os sintomas como dores de cabeça, problemas digestivos, sexuais, poblemas de imunidade entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails