quarta-feira, 4 de abril de 2012

A terapia corporal através da abordagem transpessoal



O toque entre os seres é a linguagem de relacionamento mais antiga que se conhece. Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-História, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem.Quando queremos confortar alguém, um gesto de carinho sempre aparece. Pode ser um afago nas costas, na cabeça, no peito ou uma expressão facial que transmite calma e tranqüilidade, ou ainda, uma oração. Observem que o toque terapêutico, não necessariamente precisa acontecer através de contato físico.

A Ciência Moderna, através da Física de Einstein, provou que o que chamamos Matéria e Energia são duas manifestações diferentes da mesma substância universal, que se diferenciam apenas pela forma do movimento vibratório.

O reconhecimento de que toda matéria é energia constitui a base para a compreensão de que todos os seres vivos podem ser considerados sistemas energéticos dinâmicos. Assim, a cura do corpo através deste nível básico energético ou vibracional é chamada de “Medicina Vibracional”, sendo este o campo da Naturologia. Dentre as terapias que podem ser incluídas nesta denominação estão a Homeopatia, a Terapia com Florais, a Cromoterapia, a Terapia dos Cristais, o Reiki, O Seichim, dentre outras terapias naturais e complementares.

Na natureza tudo é vida. Não existem coisas mortas. Mesmo os minerais, a água, qualquer objeto aparentemente inerte, encobre uma energia invisível impregnada de vibrações capazes de serem percebidas por quem tem muita sensibilidade. Hoje em dia, há muitos aparelhos que medem a “energia” dos objetos, provando o que os sensitivos já sabiam…



O estudo do Campo de Energia Humana data de milênios na história da humanidade. Embora não se falasse especificamente em campos de energia, místicos de várias tradições diziam enxergar luz ao redor dos corpos e principalmente das cabeças das pessoas quando entravam em estados expandidos de consciência, através das práticas de meditação e oração.

Nos primórdios do século XX, O Dr. Wilhelm Reich, psiquiatra e contemporâneo de Freud, deu o nome de Orgone para a energia universal. Ele estudou a relação entre os distúrbios do fluxo de orgone no corpo humano e as doenças psicológicas. Desenvolveu um método psicoterapêutico onde aliou técnicas físicas ao processo analítico freudiano, a fim de liberar bloqueios para o fluxo natural de energia do orgone no corpo. Afirmava que liberando os bloqueios de energia clareava-se estados mentais e emocionais negativos. São muitos os exemplos a citar que demonstram que a relação do Homem com o meio em que vive não se dá apenas no aspecto físico. Com o avanço da Ciência, muitos fenômenos chamados inexplicáveis e que eram considerados “coisas dos místicos”, hoje são provados nas teorias da Física Quântica.


O tratamento naturológico com Terapia Corporal Transpessoal reuni estas várias disciplinas : os diferentes tipos de massagem, os recursos da medicina vibracional e as técnicas de expansão de consciência a fim de resgatar a totalidade do Ser em seus aspectos físico, emocional, psíquico e espiritual.Proporciona ampliar os horizontes da cura , pois, além de equilibrar os fluxos de energia no corpo das pessoas, investiga e atua também no padrão mental e emocional que estava por trás da doença, tornando-o consciente para o cliente/ paciente.


carolina Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails