quinta-feira, 10 de maio de 2012

Faça da massagem um hábito



Para os antigos médicos gregos e romanos, a Massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor.

O "pai da medicina", Hipócrates, escreveu no início do Século V: "O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas deve ter habilidade na massagem"...

Sabe-se que Plínio, um famoso naturista romano, era submetido regularmente a fricções/massagens para aliviar a asma.

Júlio César, que sofria de epilepsia, era massageado diariamente para aliviar a neuralgia e as dores de cabeça.

Com a queda de Roma no século V, a medicina estagnou durante muito tempo, até os árabes começarem a prestar nova atenção aos ensinamentos do mundo clássico. O filósofo e médico árabe Avicena, que viveu no século XI, diz na sua obra "Cânone" que o objetivo da massagem é "a dispersão das matérias estéreis que se encontram nos músculos e não são expelidas pelo exercício".

Durante a Idade Média, a arte da massagem é ainda pouco conhecida e só vem a ser de novo uma terapêutica fundamental a partir do século XVI, através da obra de Ambroise Paré.

É apenas no século XIX que o sueco Per Henrik Ling desenvolve o que é atualmente conhecido como "massagem sueca", indo buscar conhecimentos a técnicas de ginástica, noções de fisiologia e antigas tradições da medicina chinesa, egípcia, grega e romana. A prática teve início em Estocolmo e estendeu-se depois a todo o continente europeu, onde os institutos e as estações de banhos passaram a incluir as massagens nos seus programas.

No Oriente, porém, a Massagem sempre foi valorizada, desde há milhares de anos, pelas suas aplicações curativas e efeitos maravilhosos na saúde em geral e na beleza em particular.

Hoje, a importância da Massagem é reconhecida também no Ocidente e o interesse por ela como a forma mais elementar e fundamental de terapia continua a florescer e a proporcionar a um número de crescente de pessoas os benefícios de uma ciência com milhares anos, acrescidos dos efeitos benéficos de produtos modernos que a complementam.

A massagem pode ser estimulante ou calmante, reconstituinte ou tonificadora. Ela pode pode aliviar tensões, eliminar dores de cabeça, relaxar músculos tensos e doloridos, banir a insónia ou modelar a beleza do corpo.

Acima de tudo, proporciona condições excelentes para qualquer tipo de cura ou recuperação, elimina toxinas e produtos indesejáveis do organismo e induz uma profunda e duradoura sensação de bem-estar.

Seja qual for o estilo de vida que se tem, a massagem devia ser um hábito permanente, durante toda a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails