sábado, 12 de maio de 2012

Massagem Biodinâmica




Criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesen, a Massagem Biodinâmica é um trabalho terapêutico cuja ação sobre o corpo ocasiona uma estimulação interna que permite o surgimento de afetos, imagens ou reações neurovegetativas. O tratamento visa o relaxamento ,permitindo a auto-regulação vegetativa do organismo, baseada na função de dissolução do stress físico e emocional.

A partir dos trabalhos da Gerda, PaulBoyesen desenvolveu, durante a década de 70, a AnálisePsico-Orgânica. Estabelecendo inter-relações entre a linguagem somática, emocional e psíquica, a Análise Psico-Orgânica busca conexões entre o verbo, a produção de imagens e os movimentos energéticos do corpo.

A Biodinâmica é uma abordagem integrada nas Psicoterapias Corporais. Ela tem um objetivo estritamente terapêutico e segue um Código de Ética (EABP). Insere-se numa perspectiva Holística e não pretende substituir-se a outras abordagens, Medicina Convencional ou outras, seguindo sim o modelo de Medicina Integrativa.

Uma sessão dura geralmente 50 / 60 minutos e inclui diálogo e uma Massagem. Muitos Terapeutas em Biodinâmica incluem nas suas sessões ferramentas que vão buscar a outras Psicoterapias Corporais como exercícios Bioenergéticos ou formas de expressão complementares como Dança, Desenho, Música ou Teatro. Em Biodinâmica o enfoque é no processo que decorre com o cliente, portanto nunca é rígido. É um espaço aberto podendo adaptar-se a sessão ao que é mais adequado para o cliente dentro dos limites do espaço terapêutico.

O convite ao cliente é para que se forme uma equipa de trabalho no sentido de procurar concretizar o objetivo que o trouxe à sessão. Esse objetivo deve ser definido pelos dois (massagista e cliente) e deve ser feito um balanço regularmente e criados novos objetivos consoante o processo for evoluindo. Os limites devem ser claros e bem definidos. A relação é estritamente terapêutica.

A duração e continuidade do trabalho devem também ser avaliados e definidos caso a caso.

Em essência, em Biodinâmica, trabalha-se sempre para ajudar o cliente a recuperar e restabelecer o seu próprio mecanismo de auto-regulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails