segunda-feira, 21 de maio de 2012

Massagem : Terapia alternativa


A massagem é uma terapia complementar não só curativa, como também é preventiva. E quem não precisa de alguma terapia e algum tipo de relaxamento não é mesmo? Entre tantos problemas de saúde que convivemos no dia a dia a massagem contribui na melhora e prevenção de todos, pois estimula o corpo a aumentar sua capacidade imunológica, energética e psicológica. Lembrando que cada tipo de massagem possui suas individualidades e características próprias quanto à técnica e resultados.

As pessoas que realizam uma sessão de massagem por semana, independente se estão ou não com alguma patologia, sentem a melhora sobre o corpo de uma forma geral. Cito aqui alguns benefícios de realizar uma massagem por semana.

•Melhora o aspecto da pele;
•Melhora o tônus muscular;
•Para atletas acelera o processo de recuperação muscular pós treino;
•Contribui para dissipação de toxinas encontradas em nosso organismo;
•Aumenta a capacidade do sistema imunológico do organismo;
•Contribui para diminuição de distúrbios de sono;
•Melhora o descanso geral do corpo;
•Promove a sensação de bem estar e relaxamento corporal;
•Contribui para suas atividades profissionais, melhorando seu desempenho
•Previne e ajuda no tratamento de algumas doenças do nosso corpo;
•Diminui a incidência de depressão, stress e nervosismo.

Dentre as terapias alternativas:
Massagem Relaxante – Feita sobre uma maca, onde o paciente se encontra deitado de cúbito dorsal e ventral. A massagem é feita com creme ou óleo. A massagem é feita no corpo focando musculaturas em geral do corpo. Pode ser feita somente nas costas ou no corpo todo, mas isso é um critério do paciente. Essa massagem promove principalmente um relaxamento muscular e alivio de stress do cotidiano. Essa é uma massagem que envolve técnicas de deslizamento, percussão, amassamento, alongamento tecidual, pressão e vibração. Uma massagem relaxante no corpo inteiro dura em média 1 hora, podendo ser em tempo menor ou maior de acordo com a necessidade do cliente.

Shiatsu Massagem – Feita sobre um colchão no chão ou maca, onde o paciente irá receber uma série de alongamentos em todos os segmentos corporais seguido por uma harmonização a nível energético antes do tratamento dos tsubôs (pontos) específicos, envolvendo técnicas de pressão com os dedos, cotovelos, joelhos e pés, assim como deslizamentos superficiais com as mãos, percussão também é utilizada em alguns casos. O shiatsu é uma terapia preventiva e curativa para variados tipos de problema, desde os mais simples até uma série de patologias mais delicadas. Envolve o conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa e leva em conta o corpo como sistema energético e não somente físico. O shiatsu massagem dura em torno de 1 hora por sessão, podendo se estender para mais dependendo do caso.

Reflexologia Podal – Nessa massagem são focados apenas os pés. O paciente pode ficar deitado ou sentado. É uma terapia alternativa de relaxamento e também de cura e prevenção, pois os pontos reflexos agem sobre o corpo como um todo promovendo harmonização, melhora de patologias, relaxamento e tratamento de distúrbios. É uma massagem que dura em torno de 40 minutos e envolve técnicas de amassamento, deslizamento, pressão, percussão leve e alongamento do pé.

Bambu Massagem Terapia – É uma terapia relaxante que envolve técnicas manuais do terapeuta assim como técnicas com bambu. O bambu fornece uma drenagem linfática leve, relaxamento profundo e também uma harmonização que é comparada ao shiatsu. Existe um misto de técnicas indianas junto com a terapia de bambus. Essa terapia é realizada em uma maca, onde o paciente irá se posicionar de cúbito dorsal ou ventral. A massagem é feita com creme ou óleo. Essa é uma massagem que envolve técnicas de deslizamento, percussão, amassamento, alongamento tecidual, pressão e vibração tanto com as mãos do terapeuta quando com os bambus. É uma terapia que dura em torno de 1 hora, podendo se estender de acordo com a necessidade do cliente.

Reiki Terapia – O reiki é uma terapia biopsicoenergética que não possui contra indicações e é um tratamento para qualquer tipo de problema/doença, seja emocional, psicológico ou físico. O reiki pode ser feito com a pessoa sentada ou deitada. Devido a um relaxamento profundo que o reiki promove em meu ver é melhor a pessoa estar deitada. O reiki possui 3 níveis base: Shoden, Okuden e Shimpiden. É uma terapia japonesa que dura em torno de 10 a 15 minutos, podendo também se estender de acordo com as necessidades do cliente.

Quick Massage – É uma massagem rápida, focada na região das costas que não necessita de trajes especiais, óleos ou cremes. Dura em média 15 a 20 minutos por sessão. Promove um relaxamento profundo. É uma técnica mista que é realizada em uma cadeira projetada para promover o conforto antes mesmo da massagem. Essa é uma massagem que envolve técnicas de deslizamento, percussão, amassamento, alongamento tecidual e pressão.

2 comentários:

  1. ASSINO C PROFISSIONAL.PATROCÌNIO TAMBÈM TEM ,ESCOLHA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ÒTIMO!!!!!!!!MASSAGEM È TUDO DE BOM.PROMOVE SAÙDE.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails