sexta-feira, 11 de maio de 2012

Massagem:Benefícios além do relaxamento



Receber massagem é muito prazeroso e isso é uma concepção quase unânime. Não importa o tempo, o local a ser massageado ou a técnica utilizada, muitas pessoas se rendem ao bem estar promovido pela técnica de massoterapia.

Massagem nada mais é do que a aplicação manual sistemática de pressão e movimento sob o tecido macio do corpo – pele, músculo, tendões, membrana que recobre os músculos e grupo de músculos. Promove a melhora total ou parcial dos estados patológicos através do fluxo do sangue , liberando a tensão, estimulando os nervos, alongando e relaxando os músculos e tecidos de ligamento para mantê-los elástico.

A prática da massagem faz com que haja redução da irritabilidade, modulação do ciclo sono/vigília, regulação do humor, aumento da auto-estima e diminuição de processos dolorosos. Além disso, a massagem tem comprovadamente uma influência sobre o sistema imunológico do corpo. Alguns buscam a prática para o alívio de estresse ou ansiedade, outros para amenizar processos dolorosos e há os que procuram somente para proporcionar a si mesmos um momento de relaxamento. Atualmente, a massagem é também muito procurada para procedimentos de alívio de dores e relaxamento após a prática de exercícios físicos.

A realização da massagem antes dos exercícios físicos ajuda a movimentar o sangue o que acarreta num pré-aquecimento; já a massagem após os exercícios físicos tem mostrado reduzir os produtos eliminados pelo organismo tais como ácido lático e carbônico que aparecem nos músculos depois de exercícios e causam câimbras e desconforto.

Certas técnicas de massagem são bastante estimulantes, produzindo uma forte sensação de revigoramento. Estas técnicas se mostram muito úteis no mundo dos esportes e deram origem ao conceito de massagem esportiva, que simplesmente reflete a noção do uso de certas técnicas de massagem para a promoção da atividade física e melhora do desempenho. Com frequência ocorre um forte impacto psicológico em função da aplicação das técnicas de massagem apropriadas.


Fonte: Jamil Oliveira-Blog Corpo e vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails