sábado, 5 de maio de 2012

Médicos estrangeiros estudam medicina tradicional chinesa no norte da China



Ao todo 32 médicos de 18 países em desenvolvimento participarão de um treinamento que terá duração de três meses e foco em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na Província de Shanxi no norte da China e que terá início este mês, de acordo com as autoridades locais.

O curso inclui tratamento de acupuntura e massagem chinesa, disse o diretor de uma escola de acupuntura e massagem da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Shanxi, Yan Ping.

"A acupuntura pode ser aplicada no tratamento de várias doenças sem causar efeitos colaterais, e por esta razão ficou conhecida como terapia verde e é cada vez mais popular entre estrangeiros", disse. 

Suchada Anotayanonth, uma tailandesa com 25 anos de experiência de trabalho em um hospital, disse que ainda tem muito que aprender sobre acupuntura, mas que já a utiliza frequentemente em seu trabalho.

"A medicina ocidental utiliza muitos medicamentos, o que é caro e pode causar efeitos colaterais fortes", comentou.

"Estudar MTC é difícil e também um desafio", disse Victor Nkhoma do Maláui, que tomou conhecimento sobre a MTC há cinco anos atrás na universidade.

Nkhoma disse que espera introduzir o tratamento nos hospitais públicos de seu país, pois poucas pessoas no Maláui têm conhecimento sobre acupuntura.

A Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Shanxi começou a oferecer cursos de acupuntura para estudantes internacionais em 1998. Mais de 800 participantes de quase 90 países participaram do curso desde então.

Os médicos que participam do treinamento levarão um mês praticando seus conhecimentos nos hospitais e instituições de pesquisa de MTC locais.

O departamento provincial de saúde de Shanxi oferece material de ensino com tradução em inglês aos participantes dos cursos para melhor atendê-los.


por Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails