quarta-feira, 9 de maio de 2012

O prazer do toque


A primeira reação de uma mulher ao ouvir que está grávida é levar a mão à barriga. Dentro dela está se desenvolvendo um embrião que logo começará a tocar, empurrar e chutar seu ambiente, a barriga da mãe, proporcionando a ela uma deliciosa sensação..

Assim que nascemos temos basicamente dois sentidos que estão sendo bem explorados: a glutição e o tato.

Quem nunca ouvir alguém dizer: “Essa criança adora colo”? Pois é, milhares de terminações nervosas estão em todo nosso corpo e a pele permite inúmeras sensações. Quando a tocamos em qualquer área; ela reage ao frio, calor, pressão, dor...

Desde crianças já pedimos colo, abraços e cafuné. Nas primeiras cólicas, a mamãe faz inconscientemente, na maioria das vezes, massagem na barriga do bebê. Da mesma forma, sempre que batemos com alguma parte do corpo, a primeira reação para aliviar a dor é massagear o local.A massagem faz parte de todas as culturas do mundo inteiro e o seu toque tem poderes muito superiores ao do relaxamento.

Tocar tem como definição “ação, ou um ato de sentir alguma coisa.com a mão ou parte do corpo”. O toque não é uma emoção, mas seus elementos sensoriais permitem alterações glandulares, neuronais, musculares e mentais.

O toque da massagem vai produzir efeitos fisiológicos, aumentando o retorno venoso, melhorando o fluxo sangüíneo. Provoca hiperemia com o preenchimento dos capilares, auxilia na reorganização das fibras musculares pós lesão, acelera o metabolismo celular ajudando a limpeza, nutrição e oxigenação das células; proporciona relaxamento e alivio das dores com eliminação de ácidos lácteos.

Outro efeito fisiológico do toque é visto quando o aumento da circulação sangüínea é provocado. Há uma aceleração na freqüência cardíaca, aumenta a temperatura periférica da pele e a corporal diminuindo a freqüência respiratória.Além dos efeitos físicos, não podemos ignorar o que acontece no lado psicológico. Como relatado, o ser humano necessita do toque como sinal de segurança, afeto e prazer.

Para nós, terapeutas, existe um fator de extrema importância que não podemos deixar de fora quando nos referimos ao prazer do toque: a energia. Somos todos formados de átomos e elétrons que se unem e repelem de acordo com o meio e as cargas energéticas recebidas. Possuímos um corpo translúcido que protege nosso corpo. O toque tem o poder de manipular essa energia ajudando a recompor seu equilíbrio, fechar buracos áureos e ajudar na melhora física e emocional, proporcionando um aumento da auto-estima e da sensação de bem estar.

A união desses fatores se combinam no porquê de gostarmos tanto de massagens.


Cristiana Cavalcante
Terapeuta Holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails