segunda-feira, 14 de maio de 2012

O que esperar de uma boa massagem?





Partindo da origem do termo, a palavra massagem é derivada do grego massein, que quer dizer “amassar”. Porém, a terminologia “massagem”, por sua abrangência e complexidade, é muito difícil de ser definida em todas as suas dimensões

No Dicionário Aurélio Eletrônico, é definida como: “Compressão metódica do corpo, ou de parte dele, para melhorar a circulação ou para que se obtenham outras vantagens terapêuticas”. No entanto, podem-se encontrar na literatura diversas definições de vários autores, que conceituam massagem como um termo comum para a manipulação do corpo, principalmente pelas mãos, apesar de divergirem quanto a seus objetivos e aplicações. Por se tratar de uma prática milenar, é muito difícil precisar o surgimento da massagem. Presume-se que esteja presente desde os primórdios da humanidade, já que é instintivo o ato de “esfregar” algum lugar do corpo que esteja doendo (esse ato pode ser evidenciado até entre os animais, que lambem o próprio corpo quando se machucam ou sentem dores).

A realização da massagem antes dos exercícios físicos ajuda a movimentar o sangue o que acarreta num pré-aquecimento; já a massagem após os exercícios físicos tem mostrado reduzir os produtos eliminados pelo organismo tais como ácido lático e carbônico que aparecem nos músculos depois de exercícios e causam câimbras e desconforto.

Existem também evidências científicas que afirmam que a massagem melhora o sistema imunológico e ajuda na recuperação de tecidos machucados através do aumento da circulação sanguínea na área afetada.


Fonte: Jamil Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails