terça-feira, 22 de maio de 2012

Renda-se aos benefícios da massoterapia



Fale a verdade: é impossível não se entregar ao relaxamento pleno durante e/ou logo após uma boa sessão de massagem. Somente que já sentiu na pele o contato das mãos de um terapeuta, principalmente nos pontos de maior tensão, sabe o bem estar que a técnica proporciona.

Tudo isso fica melhor ainda quando esse processo vai além do simples relaxamento e passa a tratar o individuo de forma única para o alívio de males como dores nas costas e de cabeça, insônia, depressão e ansiedade, por exemplo. Estamos falando da massoterapia, que passa a ser aplicada pelo massoterapeuta Felipe Lima Silva, agora também no Instituto Evoluir.

Empregando técnicas como o Shiatsu (terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo) e Amna (baseia principalmente em pressionar e massagear pontos do corpo relacionados aos diversos meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa ), Felipe recomenda os procedimentos para aliviar o estresse a as pressões do dia a dia, para diminuição de dores musculares e para questões emocionais como depressão, entre outros casos.

“A medicina tradicional chinesa enxerga o indivíduo como um todo. Dentro da sua filosofia podemos avaliar cada pessoa em três aspectos: yin e yang (complementos); dentro dos cinco elementos (água, madeira, fogo, terra e metal) e também no Zang fu, que trata sobre a teoria de órgão e vísceras”, explicou.

Com bases nestas filosofias, Felipe traça um diagnóstico personalizado levando-se em conta a necessidade de cada um. “Aplicamos a massagem nos meridianos, que podem ser tonificados ou sedados. Às vezes notamos que o paciente traz um desequilíbrio no fígado. Isso pode ser percebido também por aspectos como olhos vermelhos, dor no nervo ciático, insônia. Temos então que identificar sua plenitude”, disse.

O massoterapeuta explica que para isso existem pontos chaves no corpo. “Ao apalpá-los, percebemos as dores e temos como verificar se a pessoa é yin ou yang. Com isso será adotado o procedimento necessário para cada região”, comentou. A massagem é feita em todo o corpo, porém os pontos mais críticos recebem atenção especial.

A massagem tem duração de uma hora e pode ser feita com roupas confortáveis com tecidos como laycra, tactel, moleton e similares.


Felipe Lima Silva é massoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails