domingo, 6 de maio de 2012

Seis massagens inusitadas para afastar o estresse





Após um dia tumultuado de compromissos, uma massagem capaz de soltar aos poucos as costas, a nuca e cada ponto do corpo afetado pela tensão e o estresse dá novo ânimo. Essa forma de relaxamento é tão eficaz que diversos médicos indicam massagens como tratamento complementar. Com o corpo relaxado, a digestão funciona melhor e o raciocínio ganha clareza.

Até problemas graves de saúde apresentam algum sinal de melhora com a ajuda de uma boa massagem. Um estudo da organização norte-americana College Associates, por exemplo, aponta que uma sessão de 20 minutos já pode ser suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores em pacientes com câncer. Existem vários estilos técnicas diferentes de massagens disponíveis, veja algumas das mais inusitadas.

Massagem a quatro mãos

A massagem tailandesa tradicional já é famosa por promover um relaxamento profundo. A Massagem Thai a Quatro Mãos usa dessa técnica com um toque especial: dois profissionais ao mesmo fazendo movimentos combinados e ritmados com as mãos. "Os movimentos acontecem com tanta sintonia, que a sensação é de um só profissional trabalhando", afirma a esteticista Paula Vaz, do Spa Sorocaba.

Os profissionais fazem amassamentos e deslizamentos dos pés à cabeça, estimulando o fluxo sanguíneo. "É ideal para pessoas que passam muito tempo sentadas ou estão com alguma parte do corpo muito tensa por esforço físico ou má postura", afirma a esteticista Sueli Szterling, proprietária do Espaço Kurma, em São Paulo.

Massagem com trouxinhas

De origem oriental, a Massagem Pinda é bem famosa por proporcionar relaxamento unindo duas técnicas: a manipulação com as mãos e a aromaterapia. "Ela é feita com trouxinhas de algodão que contêm ervas medicinais aromáticas (pindas indianas) ou arroz e pedras quentes (pindas chinesas)", conta Michael Roriz, do Blue Garden Spa, em São Paulo. O resultado dos movimentos leves e circulares é um relaxamento muscular profundo. Na massagem com as pindas indianas, a sessão também por ser complementada com uma esfoliação que utilize o conteúdo existente nas trouxinhas.

Massagem com velas

A Candle Massage é uma técnica americana ideal para dias frios. Ela traz uma suave sensação de conforto físico com o uso de uma vela que tem temperatura adequada para o corpo - a consistência desta vela é diferente das tradicionais, ela é produzida com parafina e muito óleo, por isso se desfaz quando levemente aquecida. "A massagem ajuda a relaxar, estimular a oxigenação e ainda hidratar e melhorar a cicatrização da pele", explica a esteticista Ana Paula Vieira, do Spa Sorocaba. São feitos toques suaves e movimentos circulares, ideais para ajudar pessoas que sofrem de insônia por causa do estresse.

Massagem para a cabeça

A Champi (que significa "cabeça" na língua hindu) é uma massagem indiana de cabeça que concentra os movimentos terapêuticos nas regiões da cabeça mais vulneráveis ao estresse e ao acúmulo de tensões. "O efeito sobre o todo o organismo é imediato", afirma a naturóloga Juliana Leme, coordenadora terapêutica do Kabanah Spa. "A técnica libera as tensões nos ombros, pescoço e cabeça, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo a oxigenação e nutrição das células do corpo."

Juliana conta que uma sessão de Champi tem duração de 30 minutos e pode ser feita com o paciente sentado. "Essa praticidade permite a realização da massagem durante os intervalos do dia a dia, sem atrapalhar os compromissos", diz a profissional.

Massagem havaiana

A Lomi Lomi (que significa amassar, esfregar) tem popularidade recente no Brasil. A naturóloga Juliana conta que a massagem é originária da Polinésia e tem a intenção de alinhar mente e corpo. "Com diversos óleos, a terapeuta desliza os braços, os antebraços e os cotovelos por todo o corpo do paciente, utilizando uma coreografia que imita o vaivém do mar", explica. A sensação é diferente de outras massagens, já que em quase nenhum momento há o toque das mãos sobre a pele.

Mix de massagens

Para quem busca uma massagem forte e intensa, a Balinesa é uma boa opção. Segundo a naturóloga Juliana, a técnica mistura várias outras, como Ayurveda, Shiatsu e Reflexologia. "Com relaxamento profundo, ela ajuda a aliviar dores musculares e tensões", conta. Costuma ser feita sobre um colchonete no chão, com uso de óleos e movimentos longos de deslizamento e pressão, feitos com os dedos e as palmas das mãos.

Por Letícia Gonçalves

Minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails