quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ação da Massoterapia

Beneficios da massagem


Todas as técnicas e métodos utilizados pela Massoterapia se destinam àqueles que necessitam do toque direto no corpo e/ ou da massagem, para manter o estado de equilíbrio.
O toque utilizado pela Massoterapia pode ser mais profundo ou mais sutil, de acordo com o objetivo da especialidade, tal como atuar na estrutura mecânica do corpo, estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.

1 – Indicação Principal: manter e promover a saúde, prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção do bem estar e da melhor qualidade de vida.

2 – Indicação complementar: Em ação conjunta e complementar com as técnicas terapêuticas da medicina oficial, propiciar uma prática de cooperação em níveis e estágios diferenciados, visando maior eficácia nos tratamentos de saúde.

Ação da Massoterapia

As ações primárias da massoterapia são:

1.Maximizar a circulação da energia vital pelo corpo

2.Estimular a circulação de uma forma geral

3.Favorecer o autoconhecimento e autoconsciência

4.Auxiliar no combate de dores

5.Contribuir para a organização do tônus muscular

6.Contribuir para a normalização das funções fisiológicas

7.Auxiliar na administração das tensões e do estresse

A massagem envolve sistematicamente o alisamento, amassamento e pressão dos tecidos macios de todo o corpo, para que um estado de total relaxamento seja induzido. O receptor fica nu, de calcinha ou cueca, e usamos óleo para lubrificar a pele. Ela opera principalmente nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilibrio dos liquidos(sangue, linfa).

Uma boa massagem vai afetá-lo em todos os níveis do seu ser. Fisicamente, seus beneficios são o relaxamento e a tonificação dos musculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. A massagem holística também afeta os centros de energia, ou chakras do corpo sutil. No nivel mental, a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas tambem o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contato, e das que são percebidas como excluidas. Quando você tenha percebido onde se situam seus bloqueios de energia, podera dar inicio à tentativa de itegração do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma imagem de si mais positiva, poderá assumir a responsabilidade por sua propria felicidade e saúde.

Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Tambem pode liberar grande energia. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial.

Para aspecto emocional da massagem é fundamental.

No nivel espiritual, é dificil descrever os beneficios da massagem, porque estamos falando de algo que é intrinsicamente indefinivel: a essência, a força vital, o todo que é superior à soma de suas partes. Não é raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepção, de presencça no momento, somelhante à experiencia da meditação.

COSTAS
As costas constituem a principal estrutura de sustentação do corpo, sendo ainda uma área de grande mobilidade e força. Visto que esta parte está mais protegida que a frente do corpo, as costas são o melhor lugar para começar uma massagem.

Considerando alcançar nervos das costas que se estendem para todas as partes do corpo, a maioria das pessoas tem uma sensação profunda de relaxamento e liberação, após uma massagem completa nas costas.

LOMBAR, NÁDEGAS

A região lombar é um local comum de tensão e desconforto. Visto ser ligada ao hara(estômago), a dor na região lombar frequentemente sugere problemas ligados a estabilidade, segurança e sexualidade

DRENAGEM, MEMBROS

Esses movimentos trabalham com a circulação, ajudando o fluxo sanguineo em seu retorno ao coração.

OMBROS, PESCOÇO

Ombros são um dos principais focos de acumulo de tensões no corpo. Em uma pessoa normal, as sensações originadas ao nivel intestinal expressam-se fisicamente pelos braços e pelas maõs, ou vocalmente, pela garganta. Muitos de nós estamos bloqueados de expressar nossas emoções livremente, tendo aprendido a suprimir sentimentos de raiva ou tristeza por meio de contrações dos ombros e da garganta.

COURO CABELUDO

O couro cabeludo pode ficar teso, contribuindo para as cefaleias de tensão e também para a caspa e a queda de cabelos. A massagem ajuda a aliviar essa tensão e ainda auxilia a circulação e melhora a saúde dos cabelos.

A FACE

Porque nos permite dispensar algumas das nossas máscaras, uma massagem facial cuidadosa pode levar a uma sensação de relaxamento profundo e a um sentimento de ligação com todo o corpo, proporcionando a sensação de nosso “eu verdadeiro.” Doze pares de nervos cranianos ligam o cérebro diretamente àface e aos cinco sentidos. O trabalho na face, sobretudo em torno dos olhos, sobrancelhas e têmporas, ajuda enormemente a eliminar o estresse, aliviar dores na cabeça e desobstruir os seios.

BRAÇOS E MÃOS

Com nossos braços e mãos, exprimimos nossas emoções mais intensas, demonstramos amor ao abraçar, dar, proteger ou afagar; ódio ou raiva por meio de golpes, socos, punhos agitados. Assim, a massagem das mãos e dos braços é uma experiência maravilhosamente liberadora e relaxante, sobretudo para os que tendem a conter seus sentimentos.

A massagem da mão éespecialmente relaxante- não só porque suas mãos estão tão acostumadas a ser tocadas, mas tambem porque, como os pés, as mãos possuem ligaçoes com todo o corpo.

FRENTE DO TORSO

Enfrentamos o mundo com a frente de nosso corpo, expondo o ventre, nossa parte mais desprotegida. A parte frontal do torso está ligada ao modo como nos sentimos e comonos relacionamos. Os movimentos do massagista vão seguir em coordenação com a sua respiração. A massagem distende os musculos e aumenta a mobilidade das costelas, e leva a uma respiração mais profunda. Nosso padrão respiratorio está intimamente ligado a nossa vitalidade e saúde emocional. Se o cliente está confiante, a receção de uma massagem nessa área poode ser uma experiência profunda tanto para o massagista como para o receptor, pelo estabelecimento de um contato profundo entre os dois.

PERNAS

Joelhos continuamente retesados ou retraidos indicam uma personalidade insegura. A massagem pode ajudar na liberação da energia bloqueada nas pernas, permitindo que a pessoa se movimente mais livremente em sua existência.

Ao esticar a perna estamos exercitando três articulações. Durante a massagem, é como se alguem (no caso, o massagista) fizesse yoga para você, sem nenhum esforço de sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails