quinta-feira, 28 de junho de 2012

Benefícios da Massagem para a Queda de Cabelos


"Pode parecer que como médico alopata, e por gostar de praticar a medicina dentro dos moldes da ciência, que eu não seja favorável a alguns tipos de métodos complementares no tratamento da queda capilar.

Ao longo dos anos fui me permitindo aprender mais sobre estes métodos e entendi que ele podem ter um papel importante como coadjuvantes no tratamento médico clássico ou, em casos mais leves, até mesmo serem suficientes para o bom cuidado com os pacientes que perdem cabelos.

Por exemplo, algumas conclusões que cheguei após um estudo com pacientes que praticaram meditação para queda de cabelos e fiquei surpreso com os resultados. E, se pensam que este tipo de assunto não interessa a comunidade científica como um todo, saibam que este trabalho sobre o Impacto da Meditação na Queda de Cabelos foi escolhido para ser apresentado como palestra no Congresso da Sociedade Européia de Cabelos em Junho de 2011.

Estava fazendo uma de minhas pesquisas sobre o uso da massagem na queda capilar e fui parar no site do Pacific College of Oriental Medicine. Acabei encontrando um texto sobre os benefícios da massagem na queda de cabelos. O texto apresenta referências sobre um artigo publicado na revista Archives of Dermatology em 1998 e que investigou o uso da aromaterapia no tratamento da alopecia areata. Fora os dados deste trabalho, o texto também tem argumentos com os quais eu concordo e que gostaria de dividir com vocês. Algumas informações parecem já ser muito conhecidas daqueles que estão sempre buscando novidades sobre queda de cabelos, mas vale a pena ler novamente.

•A massagem provoca atrito e pressão na área acometida. Isto aumenta a circulação no local por provocar maior aporte de oxigênio e nutrientes.

•O aumento do fluxo sanguíneo melhorará a saúde do couro cabeludo como um todo, o que inclui os folículos

•Promoverá relaxamento, principalmente se for feito por um profissional habilitado

•O relaxamento promoverá a redução da produção e secreção dos hormônios do estresse pelas glândulas endócrinas. Essa situação favorece a melhor saúde das raízes dos cabelos que são muito sensíveis a esses hormônios

•Alguns óleos essenciais que podem ser utilizados na massagem colaboram com a redução da caspa, de dermatites e estimulam os tecidos, entre eles: lavanda, cedro, jojoba, rosemary e semente de uvas. "



Dr Ademir Júnior - CRM SP: 92.693

2 comentários:

  1. Adorei todas as matérias sobre massagem e capilar e seus benefícios. Quero saber se tem algum aparelhinho para automassagem capilar, tem um post que fala sobre uma escova vibratória será que é boa mesmo? tem um que se encontra na feira, muito baratinho, para massagear o couro, será que é bom?

    Aguardo.

    Atenciosamente;

    Izabela Free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada é substituto para umas boas mãos, mas esse de feira é muito bom, minha clientela gosta muito, sobre a escova nunca usei, não posso dizer se é boa... abrção

      Excluir

Related Posts with Thumbnails