quinta-feira, 21 de junho de 2012

Equilíbrio energético na prevenção de doenças



Uma vida longa e com saúde pode ser conquistada por meio de equilíbrio energético. Esta é a visão da medicina ayurvédica (hindu) que, apesar de não ser amplamente conhecida, está sendo cada vez mais procurada em todo o mundo.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ayurveda em Minas Gerais (Abra-MG), médico e professor de acupuntura e ayurveda Carlos Eduardo Guimarães, o ser humano está integrado ao universo e, portanto, sofre influências de todas as energias cósmicas. As pessoas têm energias diferentes e devem ser tratadas individualmente, levando-se em conta seu estado emocional, físico e espiritual. Ele explica que no conhecimento ayurveda não existem doenças, mas desequilíbrio energético.

Enquanto a medicina ocidental trata a doença do paciente e lhe receita remédios, a ayurveda mostra que, com melhores hábitos, ele podem alcançar o equilíbrio de sua energia. Conforme a medicina indiana, a história do indivíduo é tão importante durante a consulta, como o exame físico.

O presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra), Aderson Moreira da Rocha, ressalta que no ayurveda, que significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento), as pessoas encontram o que precisa para se equilibrar. Através dele prevenimos doenças.

A qualidade de vida pode ser conquistada com medicamentos naturais, massagens, meditação, mudanças de hábitos e alimentação saudável a base de legumes, verduras, frutas e cereais integrais. Para o médico ayurvédico, fitoterapeuta e diretor do Centro Médico de Ayurveda Pondicherry (Índia), Mukesh Narandas, a energia vital é encontrada em comidas frescas e balanceadas.

Não se deve ingerir comidas congeladas ou guardadas de um dia para o outro. Quando me refiro à alimentação balanceada, quero dizer que ela deve ter seis sabores: doce, ácido, amargo, picante, salgado e adstringente . Ele afirma que a saúde é suportada por três pilares: alimentação, sono e sexualidade.

A filosofia e as terapias ayurvédicas foram temas do 1º Seminário Internacional de Ayurveda de Minas Gerais, promovido pela Abra e o Instituto Mineiro de Medicina Integral.


Fonte: Diário da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails