sexta-feira, 1 de junho de 2012

A massagem terapêutica



O homem utiliza a massagem como recurso terapêutico

A palavra massagem data da antiguidade e pode ser derivada de raízes de diferentes línguas, como o termo grego massein, que se traduz como amassar, o termo hebraico massech ou o termo árabe mass, com o significado de palpar. O termo francês masseur foi utilizado na língua inglesa com o significado atribuído aos praticantes de diferentes técnicas.

O homem utiliza a massagem como recurso terapêutico desde os tempos pré-históricos. A utilização da massagem na prática médica foi descrita por Homero em 1200 a. C. e por Hipócrates em 460 a. C. Era usada nos banhos pelos gregos e romanos para assegurar saúde e beleza.

Em tempos mais recentes foi desenvolvida e elaborada por Peter Ling da Suécia e Mezger da Holanda. Posteriormente seus defensores foram Weir Mitchell e Kellogg nos Estados Unidos, e Cyriax e Mennel na Inglaterra.

A massagem terapêutica pode ser definida como uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenham efeitos terapêuticos. É um conjunto de diversas técnicas manuais que atuam nos tecidos corporais, com efeito, sob os sistemas: nervoso, muscular, circulatório e energético. Com objetivo de promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizando estruturas variadas, aliviando a dor, diminuindo o edema, prevenindo deformidades, além de promover a independência funcional em um indivíduo que tenha um problema de saúde específico.

Existem diversos tipos de massagens oriundas de diversas técnicas, porém todas são derivadas de movimentos primários que fazem parte da técnica denominada de massagem clássica. Os movimentos básicos da massagem clássica são derivados principalmente de termos franceses como: deslizamento ou alisamento, superficial e profundo (effleurage), amassamento (petrissage), percursão (tapotment), entre outros como a fricção e a vibração.

Os efeitos de cada técnica, e suas variáveis são aplicados de acordo com o objetivo a ser alcançado pelo terapeuta. O conhecimento da manobra e as condições do paciente são de fundamental importância para uma boa aplicação da massagem, verificando-se em cada uso, uma resposta adequada. As indicações para o uso da massagem podem ser avaliadas somente por alguém que conhece a anatomia e a fisiologia do corpo humano e os processos de doença e lesão; com o conhecimento de suas limitações e dos perigos de ser usada de modo errado.

A massagem pode ser utilizada para fins de prevenção e restauração do estado físico ou melhoramento estético. Utilizada também em atletas antes e após a competição. Pode ser corporal e facial. A massagem deve ser realizada com cuidados, respeitando indicações e contraindicações e não deve provocar hematomas ou dor. As manipulações de massagem movimentam e ativam os sistemas: muscular, nervoso e circulatório. Estimulam uma melhor nutrição dos tecidos e eliminação de toxinas, levando ao paciente um estado de bem-estar e relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails