sexta-feira, 27 de julho de 2012

Massagem : a linguagem do contato

Tocar significa conectar-se, ou seja, relacionar-se.

O ato de tocar é de importância vital.

O contato inspira confiança, transmite calor, prazer, conforto e renova a vitalidade. O contato nos diz que não estamos sós.

A massagem é uma indicação para condição patológica quando tende a apresentar benefícios ao tratamento. A massagem é invariavelmente administrada como um adjunto de outras abordagens, médicas ou complementares, e em alguns casos apenas são executados com a aprovação de um médico.

Nesse estágio, é importante considerar a aplicação da massagem para diferentes tipos de condição:

Nos distúrbios constitucionais mais generalizados, o papel da massagem é estimular a eliminação de toxinas e resíduos – substâncias oriundas de infecções, inflamações, espasmos musculares e alterações similares. A massagem atinge seus objetivos pela influência sobre a circulação, em particular a do retorno venoso e linfático. Benefícios adicionais ocorrem com o relaxamento dos músculos e, igualmente significativo, com o relaxamento do cliente. Um efeito indireto, mas relevante é a estimulação do sistema nervoso autônomo, que, por sua vez, melhora a produção de secreções glandulares e o funcionamento orgânico;

Todos os movimentos de massagem têm um efeito de normalização sobre as zonas reflexas, quer sejam áreas de dor referida direta, relacionada a uma disfunção orgânica, quer seja uma mudança tecidual indireta. Além disso, algumas técnicas de massagem (como a técnica neuromuscular) podem ser aplicadas a zonas específicas, relacionadas com determinado distúrbio ou órgão;

Nas condições mais específicas, como alterações patológicas, a massagem é aplicada para ajudar a aliviar alguns dos sintomas associados ao problema.

Diversos problemas encontram solução através da massoterapia, tais como: Calcificações articulares; contrações, espasmos, atonias e contorções musculares; luxações; edemas; debilidade sexual ou nervosa; distúrbios cardíacos, circulatórios, digestivos e intestinais; fadiga; obesidade; paralisia; reumatismo, gota, nevralgia e artrite; febres até 38º (ocasionadas por dengue ou resfriados); prisão de ventre; pré e pós-cirúrgicos em estética; cicatrizes; gravidez normal; bebês; crianças; idosos e lesões em geral.

CONTRA INDICAÇÕES PARA MASSAGEM

Embora, geralmente traga muitos benefícios, a massagem pode ser contraindicada em alguns estados patológicos. A razão para uma abordagem cautelosa é eliminar a possibilidade de exacerbar a gravidade ou o número de complicações da patologia. Entretanto, na maioria dos casos em que há contraindicações, a massagem deve ser evitada apenas nos tecidos ou regiões afetados. As informações obtidas na anamnese são utilizadas para avaliar a adequação do tratamento por massagem. Além disso, cada região do corpo deve ser examinada para averiguação de qualquer sinal ou indício de possíveis contra indicações, sejam elas menores ou de natureza mais séria. Ainda que algumas condições sejam mais obviamente contraindicadas que outras, é sempre aconselhável uma prévia discussão com o médico do cliente. O importante é que o profissional da massagem tenha suficiente conhecimento nas contra indicações, a fim de tomar decisões lúcidas sobre a adequação do tratamento de massagem.

Nos casos de febres infecciosas; hemorragias; descalcificações graves (osteoporose severa); flebite, trombose; fraturas (antes de solidificadas); câncer; feridas abertas; queimaduras recentes; doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta).

REAÇÕES AO TRATAMENTO

As reações da massagem e ao trabalho corporal variam de um cliente para outro. Enquanto uma pessoa apresenta uma resposta positiva em um curto período de tempo, outro cliente nas mesmas condições talvez necessite de um tratamento muito mais longo. A diferença é inevitável e deve ser encarada como natural. É válido lembrar que os clientes curam a si mesmos, ainda que com a orientação e ajuda do terapeuta.

Existe disparidade, também, nos efeitos físicos imediatos ao tratamento. Apesar de, em geral, a massagem ser um conjunto agradável, algumas das manobras são mais agradáveis que outras. As técnicas de massagem profunda, por exemplo, assemelham-se mais a uma “dor gostosa”, quando comparadas com sensação tranquilizadora do deslizamento superficial.

Às vezes, uma sensação residual de leve dor permanece após o tratamento, o que invariavelmente decorre da superestimulação dos nervos sensoriais.

Entretanto, qualquer dor ou abrasão que persista ou demonstre alguma importância deve ser registrada, literal ou mentalmente, já que revela a necessidade de ajustes nos tratamentos subsequentes ou de omissão completa da área.

Alguns clientes também relatam uma sensação de peso na cabeça ou a necessidade de assuar o nariz logo após o tratamento: ambos os sintomas são temporários e indicam que o corpo está eliminando toxinas.

Não raro, a massagem no abdômen é seguida por defecação, e a massagem na linfa e nos rins, por micção: são, portanto, reações esperadas.

Para que o tratamento se complete, o cliente deve estar informado sobre os resultados esperados da massagem e ser aconselhado quanto antes.

A LINGUAGEM DO CONTATO

Dentre todos os sentidos, o tato é o primeiro a desenvolver-se. Como bebês, e principalmente pela nossa experiência tátil que exploramos e percebemos o mundo, e o contato amoroso de nossos pais é essencial para nosso crescimento. Desde que nossa necessidade de tocar de ser tocado é satisfeita, crescemos saudáveis; mas, quando ela é inibida,nosso desenvolvimento pode ficar comprometido. Porque as carícias, abraços e afagos que recebemos na infância nos ajudam a construir uma imagem saudável de nós mesmos e acalentar o sentimento de que, porque somos tocados, somos aceitos e amados. O quanto somos tocados, por outras pessoas, esta nitidamente relacionado à nossa autoestima e a quanto nós nos valorizamos.

O tato é a linguagem que todos nós usamos instintivamente para revelar nossos sentimentos, para demonstrar às outras pessoas que são amadas, desejadas ou apreciadas. “- Deixe-me massagear um pouco, que logo vai melhorar” é nossa resposta natural aos tombos e às contusões; as mãos se movimentam rapidamente, indo repousar em testas febris ou aliviar dores de barriga ou de cabeça. A dor emocional também evoca uma resposta imediata. Ao pegar no colo, confortar, acariciar, transmitimos simpatia, compreensão e incentivo.

A Importância da compreensão da Base da Fisiologia e Anatomia

Iniciando o estudo do corpo humano, vamos aprender como ele é organizado e como funciona. Para entender o que acontece com o corpo quando ele é ferido, está doente ou submetido ao estresse elevado, você deve primeiramente ter um entendimento básico de como o corpo é organizado, de como suas diferentes partes normalmente funcionam e das várias condições que afetarão o seu funcionamento para manter a saúde e a vida.

Você será introduzido aos vários sistemas que compõem o corpo humano. Você também aprenderá como estes sistemas, em geral, cooperam entre si, para manter a saúde do corpo como um todo e como estes sistemas interagem para mantê-lo saudável.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL

O corpo humano consiste de vários níveis de organização estrutural que estão associados entre si.

Os átomos combinam-se para formar moléculas; dois ou mais átomos unidos.

As moléculas, por sua vez, combinam-se para formar o segundo nível de organização: o nível celular. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Entre os muitos tipos de células existentes em seu corpo estão as células musculares, nervosas e sanguíneas.

O terceiro nível de organização é o nível tecidual. Os tecidos são grupos de células semelhantes que, juntas, realizam uma função particular. Os quatro tipos básicos de tecido são tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

Quando diferentes tipos de tecidos estão unidos, eles formam o quarto nível de organização: o nível orgânico. Os Órgãos são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, têm funções específicas e geralmente apresentam uma forma reconhecível. Exemplos de órgãos são; o coração, o fígado, os pulmões, o cérebro e o estômago.

O quinto nível de organização é o nível sistêmico. Um sistema consiste de órgãos relacionados que desempenham uma função comum. O sistema digestório, que funciona na digestão e na absorção dos alimentos, é composto pelos seguintes órgãos: boca, glândulas salivares, faringe (garganta), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

O mais alto nível de organização é o nível de organismo.

Todos os sistemas do corpo funcionando como um todo compõe o organismo - um indivíduo vivo.


Texto claudia Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails