segunda-feira, 2 de julho de 2012

Massagem terapêutica consegue legitimidade na Saúde





A massagem terapêutica sofreu de um problema de imagem, durante várias décadas. Contudo, a combinação de investigação médica e um apoio entusiástico, têm estado a mudar tudo isso, para benefício de milhões de pessoas. Conheça o beneficio das massagens.

A massagem, de uma forma ou de outra, é encontrada numa ampla gama de culturas e em locais longínquos, como uma disciplina de Ayurveda na Índia, mas também nas culturas pré-colombianas maias, na Ásia, em antigos países do Médio Oriente e na Europa. O próprio Hipócrates disse: “O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas seguro na fricção”, enquanto esta mesma fricção é referida no livro bíblico de Ester (2: 9-12).

A massagem foi-se tornado um método de integração dos cuidados de saúde nos Estados Unidos, no final do século 19, porém, o advento de outras formas de medicina em 1930 e 1940 levaram à sua queda. Os atletas profissionais começaram a usá-la novamente na década de 1970, o que ajudou a subir a sua popularidade desde então. Ainda assim, foi amplamente vista como a província dos ricos, um tempo ocioso e relaxante para aqueles que podiam pagar esse luxo.

Hoje em dia existem massagistas legítimos, licenciados, que fornecem tratamento para doenças e condições que variam entre autismo e ferimentos de queimadura, tratamento de cancro, controle da dor, escoliose, lesões musculares, ansiedade, depressão, insónia, diabetes, tensão, dores de cabeça e reabilitação ortopédica.

Dor nas costas um alvo primário das massagens

De acordo com o National Institutes of Health, 80 por cento da população sofre de dor nas costas. É a segunda causa mais comum para os dias de trabalho perdidos (a constipação comum, vem em primeiro). Então, os empregadores têm incentivos para encontrar maneiras de corrigir isso, capacitando os trabalhadores e livrando-os da dor associada a problemas nas costas. Empresas bem capitalizadas como a Google, e a Boeing, entre outras, renderam-se aos beneficios das massagens e prestam serviços de massagem aos funcionários, indicando um sentido intuitivo que faz por prazer, as pessoas mais produtivas. Algumas empresas também oferecem seguros de saúde para a massagem, como um tratamento por ordem do médico.

Benefícios das massagens, documentados

•Diminuição da dor, redução da depressão e da ansiedade, aumento da amplitude de movimento e uma melhoria do sono (Maria Hernandez-Reif, MD e Tiffany Field, Ph.D., 2001).
•Redução da dor lombar, menor uso de medicação e menor custo de acompanhamento de saúde (Daniel Cherkin, Ph.D. e David Eisenberg, MD; 2001).
•Diminuição da intensidade da dor com massagens, exercícios de correção da postura e educação, combinados (Michele preyde, publicado no Canadian Medical Association Journal, junho de 2000).
•Alívio de dores nas costas que pode continuar, pelo menos, um ano após a massagem ( e uma síntese de oito estudos randomizados pela Cochrane Database of Systematic Reviews, 2006).

Aparentemente, uma consciencialização geral é a de que esses benefícios estão dirigidos a pacientes que procuram massagem para mais do que apenas o relaxamento. Os relatórios AMTA em 2009, dizem que 25 por cento dos americanos com idade 35-44, procuraram massagens para fins médicos e de saúde, e que 86 por cento dos americanos concordam que pode ser uma forma eficaz de controlar a dor.

As massagens já não são apenas para a classe de luxo

As massagens têm definitivamente vindo a mudar a sua imagem. Mesmo com a crise económica em curso, as pessoas não estão dispostos a comprometer a sua saúde. É um sinal claro do valor da massagem.

Há literalmente dezenas de métodos de massagem que vêm dos quatro cantos do globo. Agora que sabe que é legítimo e saudável, talvez esteja na hora de usufruir também, dos beneficios das massagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails