segunda-feira, 30 de julho de 2012

Massoterapia Indiana


A massagem é a mais antiga e simples forma de aliviar as dores e desconfortos do corpo físico, é praticada há milhares de anos na Índia, China e Egito Antigo. Apesar de ser uma prática muito antiga, podemos observar que ela tornou-se necessária e muito importante na prevenção e promoção da saúde do ser humano no terceiro milênio, pois é a melhor forma de prevenir o estresse e proporcionar um relaxamento profundo da musculatura sem os efeitos colaterais das drogas alopáticas.

O Ayurveda preconiza a massoterapia diária como parte de uma rotina de hábitos saudáveis, a auto-massagem deve ser feita diariamente de preferência à noite antes de dormir. A Medicina Indiana recomenda auto-massagem nos pés para aliviar o cansaço e promover um sono profundo e reparador.

Além disto a massagem entre os casais é aconselhada na Índia para melhorar o relacionamento e promover o carinho e o toque entre os parceiros. Apenas no subcontinente indiano a massagem pré-nupcial é obrigatória para preparar os cônjuges para as bodas e a lua de mel.

Segundo Vagbhata, autor do tratado clássico Ashtanga Hridaya, a massoterapia ayurvédica promove os seguintes benefícios:

1.Retarda a velhice
2.Remove o cansaço
3.Diminui o excesso de vento (vata)
4.Melhora a visão
5.Fortalece o corpo
6.Aumenta a longevidade
7.Promove sono e sonhos
8.Beneficia a pele
9.Aumenta a resistência às doenças
10.Protege contra as doenças de Vata e Kapha
11.Melhora a circulação

Além disto, a massagem feita diariamente auxilia o corpo a eliminar as toxinas físicas , mentais e energéticas, promove o fluxo de Prana energia vital pelos Nadis (condutos energéticos), melhorando a qualidade e a quantidade da nossa energia vital.

Segundo o Dr. Subhash Ranade, em seu livro Ayurvedic Massage, existem dois termos utilizados nos textos ayurvédicos para massagem: samvahana ou mardana. Existem vários tipos de massagem na Índia:
1.Deha samvahana ou deha mardana - massagem em todo o corpo
2.Kesa mardana - massagem na cabeça
3.Udvartana - massagem no corpo com pó seco de plantas medicinais para aliviar Vata e Kapha, reduzir gordura corporal, fortalecer o corpo e beneficiar a pele.
4.Utsadana - massagem com pasta de plantas medicinais, é utilizada como massagem estética em mulheres. Promove sensação de felicidade e torna a pele macia, brilhante e aumenta a beleza. 5.Udgharshana - massagem reforçada com pó seco de plantas medicinais, sendo útil para remover obstruções dos canais, pruridos e rashs da pele.
6.Abhyanga - massagem com óleos medicinais que são indicados de acordo com o desequilíbrio dos Doshas. A palavra Abhyanga literalmente significa, em sânscrito, untar ou esfregar. Abhyanga pode ser aplicada pela própria pessoa, a auto-massagem, por um massoterapeuta ou sincronicamente por dois ou mais praticantes. A ênfase está em nutrir a pele através dos óleos medicinais que por sua vez irão nutrir os tecidos e auxiliar na eliminação de toxinas.
7.Massagem em bebês - chamada no Ocidente de Shantala. É feita desde o nascimento da criança pelas avós e, posteriormente, pela mãe.

Na massoterapia indiana nós encontramos as seguintes manobras principais:

1.Tapotagem - é uma manobra inicial que desperta o corpo para a massagem levando a um aumento da circulação na área trabalhada.
2.Amassamento - tem um efeito relaxante dissolvendo as tensões acumuladas na musculatura 3.Deslizamento - é a principal técnica dentro da Escola Ayurvédica. Deve sempre ser feita com óleos medicinais para impedir o aumento de Vata Dosha.
4.Torções - deve ser der feita com ambas as mãos com movimentos cruzados em direção às extremidades.
5.Manipulações articulares - são manobras de rotação feitas nas articulações para soltar as juntas e evitar as estagnações energéticas.

Principais indicações da massoterapia:
1.Fadiga
2.Alterações ósteo-articulares
3.Problemas musculares
4.Distúrbios do sistema nervoso
5.Dependência química
6.Alterações da saúde da mulher
7.Medicina esportiva 8.Doenças psico-somáticas
9.Obesidade

Principais Contra-indicações:
1.Fraturas
2.Osteoporose avançada
3.Câncer
4.Infecções agudas
5.Hemorragias



Dr. Aderson Moreira da Rocha
 CLÍNICA DE AYURVEDA
Centro de Terapias Orientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails