sábado, 8 de setembro de 2012

Conhecendo mais sobre a massoterapia



A massoterapia, em sua história, consta que já era praticada desde aproximadamente 2000 anos a.C, por antigas civilizações como a chinesa, a japonesa, a grega e a persa. A massoterapia- como tratamento terapêutico á base de massagem- teria surgido nas lutas nas arenas. Os gladiadores estariam entre os primeiros a perceber os benefícios de passarem óleo em seus corpos , pelos efeitos relaxantes produzidos pelos deslizamentos e pela dificuldade de serem seguros pelos seus adversários.

Encontram-se registros da existência de salas apropriadas para atendimento e emprego desta técnica , tanto entre os gregos politeístas , quanto entre os cristãos ...

As escolas de massagem/massoterapia foram regulamentadas pela portaria nº 95 de 04/11/1952; com os decretos-lei nº 8.345, de 10/12/1945, e nº 3.868, de 05/10/1961, quando se reconheceu a massoterapia como profissão. Em 2002 a profissão de massoterapia foi aprovada na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério e Emprego.

Portaria n º167 397-de 09/10/2002, do Ministério do trabalho e emprego, que aprovou no CBO, código específico para atuação em Massoterapia: Código 5161-35-Massoterapia, Técnico em massagem, Massagista, Esteticista, Reabilitação com Habilitação Afim em Massagista, auxiliar Massagista, duchista Massagista, Massagista de casas de banhos, Massagista de Saunas, Massagista de Termas, Massoprevencionista.

Com a CBO-Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego, que assegura legalmente e reconhecimento e o exercício profissional da massoterapia em suas várias modalidades técnicas, ampara-se o uso das atribuições técnicas massoterápicas e também dos recursos reabilitadores específicos a esta profissão.

Projeto de Lei nº 2804, de 28 de Abril de 1997, visa á mudança da denominação de massagem para Massoterapia.

Conforme exposto acima, a massoterapia foi o primeiro recurso técnico empregado na reabilitação de pessoas com transtornos no sistema esquelético-muscular.

Nas sociedades desenvolvidas, a massoterapia é vista com respeito pelos pacientes-clientes e pelos organismos educacionais e gerenciadores de saúde. Isso faz com que em alguns países o estatus de curso superior e em outros de especialização, o que nos leva a concluir que é de fundamental importância como alternativa complementar reabilitadora para o paciente, no processo preventivo e de recuperação da qualidade de vida.



FONTE:Reabilitação Através da Massoterapia-Teoria e prática, Évito Gomes. Editora Insular Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails