quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Massoterapia: indicações e contraindicações

Na Grécia antiga, a massagem já era usada como forma de relaxamento e prevenção de doenças

O mercado de trabalho para o massoterapeuta é bastante amplo, podendo ele trabalhar em diversos estabelecimentos como clínicas, spas, academias de ginástica, institutos de beleza, clubes esportivos, casas de repouso, centros de reabilitação física, hospitais ou ainda como profissional autônomo.

A palavra “massoterapia” origina-se do latim e seu significado compreende “masso”, amassamento, e “terapia”, tratamento. Registros dessa prática são muito antigos e vêm de diferentes civilizações. No entanto, muitos acreditam que se originam de civilizações orientais e egípcias. Sacerdotes egípcios já utilizavam essa terapia, após seus banhos, acompanhados de deliciosos óleos aromáticos.


Conforme Beard (1952), massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, sendo tais movimentos mais eficazes, se aplicados com as mãos e administrados com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfático.

Tipos de massagem

Existem várias técnicas de massagem utilizadas em todo o mundo, para diversos tratamentos, mas podemos classificar massagem como:

- TERAPÊUTICA (tratamento de dores e disfunções) ;
- PREVENTIVA (relaxamento, manutenção) ;
- DESPORTIVA (aquecimento, relaxamento, recuperação) ;
- ESTÉTICA (embelezamento, modelagem, drenagem) .

A definição de tipos de massagem compreende essas quatro modalidades, porém, dentro dessas técnicas diversas, outras surgem com diferentes métodos de aplicação. Vejamos algumas a seguir:

- Drenagem linfática: É a drenagem do sistema linfático, com a finalidade de eliminar toxinas do organismo, promovendo emagrecimento, diminuição de edemas e agindo na prevenção de celulites.

- Massagem modeladora: Constituem em movimentos rápidos, ritmados para estimular a circulação sanguínea e tonificar a musculatura. Combate a gordura localizada, celulite e reduz medidas.

- Massagem corretiva: Essa terapia, normalmente usada por profissionais da área de saúde, a exemplo dos fisioterapeutas, tem como finalidade trabalhar estruturas osteomusculares do corpo, reequilibrando a musculatura anatomicamente.

- Reflexologia: Os pontos dos pés determinam o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Essa massagem consiste em pressionar ponto a ponto, resultando em equilíbrio e relaxamento.

- Biomecânica da coluna vertebral: Também realizada por profissionais como fisioterapeutas, essa massagem corrige desvios posturais, desbloqueando articulações.

- Quiropraxia: Também realizada por profissionais da área, age sobre os ossos, tendões, cartilagens, articulações, promovendo relaxamento dos músculos e agindo na circulação sanguínea.

Indicações


“Sendo em uma área específica, com a finalidade de recuperar ou aliviar determinado músculo, ou em todo corpo como relaxante, os movimentos da massagem ativam o organismo, agindo como coadjuvante em diversos tratamentos ”, afirmam as professoras Gislene de Oliveira Alves e Ana Cláudia Amorim Nunes, professoras do curso Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Antes de tudo, é fundamental que haja uma avaliação e uma aprovação médica em determinados casos. No entanto, de modo geral, a massagem contribui como coadjuvante em patologias como dores musculares, contrações, espasmos, atonias e contorções musculares, luxações, edema, debilidade sexual ou nervosa, distúrbios (circulatórios, digestivos e intestinais), calcificações articulares, fadiga, obesidade, paralisia, reumatismo, nevralgia e artrite, pré e pós cirúrgicos em estética, cicatrizes e lesões em geral.
Contraindicações

É importante que o profissional da massagem tenha suficiente conhecimento sobre anatomia e patologia, a fim de tomar decisões lúcidas sobre a adequação do tratamento de massagem. Nem em todos os casos ela pode ser aplicada. Daí haver a necessidade de se fazer uma anamnese do paciente ou, às vezes, ter uma aprovação médica.


Nos casos de febres infecciosas, hemorragias, descalcificações graves (osteoporose severa), flebite, trombose, fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta), a massagem estará contraindicada.

Por Andréa Oliveira



CPT – Centro de Produções Técnicas : www.cpt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails